InícioReceitas de PeixesReceita de Bacalhoada Fácil e Rápida

Receita de Bacalhoada Fácil e Rápida

Confira essa receita de bacalhoada fácil e rápida de fazer, trazendo o sabor da cozinha portuguesa em um prato que certamente irá agradar a todos os paladares seja em datas comemorativas ou almoços e jantares requintados.

Receita de Bacalhoada Fácil e Rápida

Se você está pesquisando por uma receita de bacalhoada rápida e fácil de fazer, você chegou ao lugar certo!

A bacalhoada é um prato que conquistou o paladar do povo brasileiro. Essa receita é uma explosão de sabores que combina ingredientes tradicionais com a influência única da culinária portuguesa.

A bacalhoada tem raízes portuguesas e chegou ao Brasil com os colonizadores. A palavra “bacalhau” tem origem no vocábulo “bacalhote”, que é o nome de uma espécie de peixe.

O processo de secagem e salga do bacalhau era uma técnica utilizada para conservar o peixe durante as longas viagens marítimas no passado.

Hoje, a bacalhoada é um prato tradicional em muitas regiões do Brasil, especialmente nas festas de final de ano como o Natal e Ano Novo.

Um fato curioso é que, mesmo sendo um prato de origem europeia, a bacalhoada ganhou versões únicas e deliciosas em terras brasileiras.

A bacalhoada é um prato que combina o sabor inconfundível do bacalhau com diversos ingredientes saudáveis, tornando-o uma opção nutritiva.

O bacalhau é uma excelente fonte de proteína magra, rica em ácidos graxos ômega-3, que são benéficos para a saúde do coração.

Além disso, a inclusão de vegetais como pimentões, tomates e azeitonas, brócolis ou couve-flor proporciona uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Receita de Bacalhoada

Confira abaixo a nossa exclusiva receita de bacalhoada, uma opção de prato que temos certeza que agradará até os paladares mais exigentes.

Receita de Bacalhoada

Ingredientes para a receita de risoto de rabada

• 800g de bacalhau dessalgado e desfiado
  • 1kg de batatas, cortadas em rodelas
  • 2 cebolas médias, cortadas em rodelas finas
  • 3 dentes de alho, picados
  • 2 pimentões vermelhos, cortados em tiras
  • 2 pimentões verdes, cortados em tiras
  • 2 tomates maduros, sem pele e sem sementes, cortados em cubos
  • Azeitonas pretas a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsinha e coentro picados a gosto
  • Folhas de louro a gosto

Modo de preparo da bacalhoada

1. Comece por dessalgar o bacalhau: deixe-o de molho em água na geladeira por 24 horas, trocando a água pelo menos 3 vezes. Depois, escorra e desfie o bacalhau;
  2. Pré-aqueça o forno a 180°C;
  3. Cozinhe as batatas em água com sal até que fiquem macias, mas não desmanchando. Escorra e reserve;
  4. Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva e refogue as cebolas e o alho até que fiquem dourados;
  5. Adicione os pimentões e os tomates, e cozinhe por alguns minutos até que comecem a amolecer;
  6. Adicione o bacalhau desfiado à panela e cozinhe por mais alguns minutos. Tempere com sal, pimenta, folhas de louro e azeitonas a gosto;
  7. Em uma travessa refratária, faça uma camada de batatas cozidas, seguida por uma camada do refogado de bacalhau e legumes. Repita as camadas até terminar os ingredientes, terminando com uma camada de bacalhau;
  8. Regue a receita de bacalhoada com um pouco mais de azeite de oliva e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30-40 minutos, ou até que fique dourada e borbulhante;
  9. Retire a bacalhoada do forno e polvilhe com salsinha e coentro picados.

Essa receita de bacalhoada pode ser servida como prato principal em almoços ou jantares especiais. Acompanha bem arroz branco e uma salada fresca, como a de folhas verdes com laranja.

Prepare essa bacalhoada deliciosa para celebrações de Páscoa, Natal, Ano Novo ou mesmo para impressionar seus convidados em um jantar sofisticado.

A bacalhoada harmoniza perfeitamente com um bom vinho branco, pão fresco, azeite de oliva e, para a sobremesa, um delicioso pudim de leite.

Caso você deseje conhecer outras receitas de bacalhau, não tem problema. Aqui mesmo no Clube de Receitas temos uma receita de Bacalhau à Zé do Pipo e Bacalhau à Gomes de Sá.

Se o seu interesse for em montar um negócio, também temos um artigo completo sobre como ganha dinheiro vendendo bolinhos de bacalhau.

Agora, você está pronto para surpreender seus convidados com esta incrível receita de bacalhoada.

Siga os passos com atenção e desfrute do sabor irresistível dessa receita de bacalhoada. Bom apetite e não deixe de seguir o Clube de Receitas no Instagram.

Últimas em Peixes

Receita de Filé de Merluza na Airfryer – Boa e Barata Nessa receita de filé de merluza na airfryer em convido você a embarcar comigo em uma viagem pelos mares da gastronomia portuguesa, pelo qual me encantei com incríveis receitas...