InícioDicas de CozinhaDicas Para Cozinhar Macarrão

Dicas Para Cozinhar Macarrão

Veja neste artigo as principais dicas para cozinhar macarrão da maneira correta e não errar na hora desta etapa nas receitas a base deste tipo de massa. Vale a pena conferir!

Dicas para cozinhar macarrão – Confira aqui e não erre na sua receita de macarrão

Hoje nosso assunto são dicas para cozinhar macarrão, onde esclarecemos uma série de dúvidas sobre este assunto.

Quanta água devo usar para cozinhar macarrão? Devo enxaguar o macarrão cozido? É preciso colocar óleo na fervura?

Estas são dúvidas muito comuns para quem está dando seus primeiros passos na arte de cozinhar, e as vezes, até entre os veteranos.

A cozinha italiana é far em receitas de macarrão, mas para chegar a um resultado perfeito, você não pode errar no essencial, o cozimento do macarrão.

Este artigo responde essas e outras dúvidas que quase todo mundo tem na hora de preparar esse prato tão comum entre os brasileiros.

10 dicas para cozinhar macarrão

Confira abaixo as nossas dez dicas de como cozinhar macarrão da maneira certa e criar receitas fantásticas com esta massa.

1 – Quanta água usar para cozinha macarrão?

A primeira das nossas dicas para cozinhar macarrão diz respeito a quanta água usar. A quantidade de água é proporcional à quantidade de macarrão. A regra geral é 1 litro de água e 2 colheres de chá de sal para cada 100 g de macarrão.

Por exemplo, se você vai cozinhar 500 g de macarrão, vai precisar de 5 litros de água e 10 colheres de chá de sal. Certifique-se de usar uma panela grande para que o macarrão tenha bastante espaço e não grude.

2 – Só coloque o macarrão quando a água estiver fervendo

Jamais coloque o macarrão na água antes dela estar fervendo. Entre as dicas para cozinhar macarrão, esta é uma que é fundamental.

Se você colocar o macarrão antes da água começar a ferver, o resultado será uma massa pegajosa e grudenta que não vai bem em nenhuma receita.

Assim que você colocar o macarrão na água, a temperatura irá cair, e por isso mesmo, é preciso que a água esteja realmente fervendo para cozinha-lo da maneira certa.

3 – Quanto de macarrão colocar?

Não pense que colocar o macarrão pra cozinhar antes da água ferver vai acelerar o processo! Isso só vai deixar o macarrão mole e grudento.

Espere a água ferver completamente para colocar o macarrão. Já o sal na água pode ser colocado em qualquer momento antes do macarrão, seja com a água ainda fria ou já fervendo.

Dicas para cozinhar macarrão

4 – E se o macarrão não couber na panela?

Nunca quebre o macarrão antes de cozinhar, pois isso vai alterar a textura do prato. Adicione todo o macarrão de pé na panela, e assim que a parte de baixo amolecer, empurre delicadamente o macarrão que ficou pra fora até ficar submerso.

5 – Devo acrescentar o sal na hora do cozimento?

Definitivamente sim e essa é uma ótima dica para quem deseja fazer macarrão da maneira certa. Coloque sal na água fria para que durante o cozimento ele dê gosto à massa.

O macarrão perfeito é aquele que já vem salgado a espera apenas do molho que vai complementar o prato.

6 – É preciso colocar óleo na água da fervura?

Uma das principais dicas para cozinhar macarrão é não colocar em hipótese alguma, óleo ou azeite na água da fervura, muito embora esta seja uma tradição entre algumas pessoas, sob o argumento de não deixar o macarrão grudar.

O óleo acaba criando uma película no macarrão, que acaba impedindo os molhos de passarem o seu sabor para a massa. Imagine um molho à Bolonhesa que não se entranha na massa. Triste, não é.

7 – Em quanto tempo o macarrão fica cozido?

Quando estiver em dúvida, siga as instruções da embalagem, mas a regra geral é 2-5 minutos para massa com ovos, e 7-18 minutos para massa de sêmola. Como saber se o macarrão está Al Dente? Basta provar!

Macarrão deve ser cozido imediatamente antes de ser servido. Nunca cozinhe com antecedência e requente na hora de servir – o resultado vai ser um macarrão mole demais e grudento.

Dicas para fazer macarrão

8 – Devo enxaguar o macarrão?

Depois que escorrer o macarrão, resista à tentação de enxaguá-lo debaixo da torneira. Isso vai remover completamente o amido necessário para “colar” o molho no macarrão.

Essa dica serve até mesmo para salada de macarrão; simplesmente regue com um pouco de azeite, misture e deixe esfriar.

9 – E o molho para o macarrão?

Se estiver usando um molho mais líquido, como molho de tomate ou à bolonhesa, misture o molho com o macarrão em uma tigela grande, mexendo delicadamente para o macarrão incorporar bem o molho.

10 – E se não tiver molho?

Se você não for usar um molho líquido e o macarrão for servido só com ingredientes como legumes, cogumelos, ou for um macarrão alho e óleo, por exemplo, transfira o macarrão já escorrido para a frigideira com os demais ingredientes cerca de 1 minuto antes do final do seu cozimento.

Junte uma colherada da água do cozimento, misture e termine de cozinhar até o macarrão ficar al dente.

Gostou das nossas dicas para cozinhar macarrão? Se tiver alguma acrescentar, deixe o seu comentário. Mantenha-se em dia com esta e outras dicas de cozinha publicadas em nosso site, curta a nossa página no Facebook.

1. Oi pessoal do Clube de Receitas! Valeu pelas dicas para cozinha macarrão. Para quem está começando foram muito úteis!

Dicas de Cozinha

Cortes de Carnes Para Churrasco Nossa dica de hoje é sobre os cortes de carnes para churrasco mais apreciados pelos brasileiros. Muito embora existam, segundo os mestres churrasqueiros, algo em torno de vinte e um tipos diferentes de cortes de carne...