InícioDicas de CozinhaCaldo de Legumes Caseiro - Confira a Receita

Caldo de Legumes Caseiro – Confira a Receita

Veja esta receita de caldo de legumes caseiro, que além de fácil e rápida de fazer, vai deixar seus pratos bem mais saudáveis e saborosos. Vale a pena conferir!

Receita de Caldo de Legumes Caseiro

Hoje trazemos uma receita de caldo de legumes caseiro, que além de ser muito gostoso, é natural, sem conservantes, sódio e outras coisas a mais.

Eu há muito tempo aboli de vez todos os caldos industrializados. Além de terem um elevado teor de sódio, leva também gorduras trans e outras coisinha mais.

Muita gente não costuma usar o caldo de legumes caseiro, por achar que dá trabalho de fazer, mas como você verá nesta receita, é extremamente fácil.

Outras pessoas não postam no caldo de legumes caseiro, por acharem que não se pode armazená-lo por um bom período. Outro mito que ao final desta receita vou esclarecer.

O argumento final para você adotar esta receita de caldo de legumes caseiro é que ele é indiscutivelmente mais gostoso que o industrializado.

Um bom caldo de legumes pode ser usado em diversas receitas e preparos, como por exemplo, sopas, molhos, risotos e outros pratos.

Em uma época onde cada vez mais pessoas buscam por uma alimentação mais saudável, tenho a mais absoluta certeza que esta é a receita de caldo de legumes que você estava procurando.

Caldo de Legumes Caseiro

Confira abaixo a lista completa de ingredientes e veja o passo a passo de como fazer um caldo de legumes caseiro super saboroso e também como armazená-lo. Vale a pena conferir!

Caldo de Legumes Caseiro

Ingredientes da receita de caldo de legumes caseiro

• 2 talos de salsão ou aipo com folhas
    • 1 cebola grande
    • 2 dentes de alho amassados
    • 2 cenouras cortada em rodelas
    • 1 folha de louro
    • 100 gramas de salsinha
    • 4 grãos de pimenta-do-reino
    • 2 litros de água
    • 1 pitada de sal

1. O primeiro passo da nossa receita de caldo de legumes caseiro é lavar muito bem todos os legumes e folhas
    2. Pegue uma panela grande para colocar os legumes do nosso caldo caseiro
    3. Corte as cenouras em rodelas para ajudar o sabor dela a se incorporar ao caldo na hora do cozimento e coloque na panela
    4. Corte a cebola em quatro pedaços e adicione
    5. Corte o salsão em pedaços de aproximadamente 5 centímetros
    6. Corte algumas folhas de salsão e coloque junto
    7. Amasse os dois dentes de alho e junte aos outros ingredientes
    8. Corte aproximadamente umas 100 gramas de salsinha e junte ao resto dos legumes
    9. Adicione a água, acrescente quatro grãos de pimenta, a folha de louro e uma pitada de sal
    10. Leve ao fogo alto e quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhas por 30 minutos
    11. Deixe o caldo esfriar e coe com uma peneira fina

Esta é uma receita de caldo de legumes básica. É claro que você pode fazer algumas modificações, de acordo com o seu paladar.

Dá para colocar ervas como manjericão, tomilho, alecrim ou um Bouquet Garni. Tudo depende do seu paladar ou do preparo que você irá fazer com ele.

Os pratos que podem usar essa receita são muitos, uma boa sopa de legumes ficará ainda melhor com ele. Em um risoto de cogumelos ou de algum tipo de legumes, também fica muito bem.

Se você decidir montar um negócio na área de alimentação, como por exemplo, a venda de sopas de pote ou então marmitas fitness, usar este caldo de legumes caseiro será um diferencial.

Como armazenar o caldo de legumes caseiro

Como eu disse anteriormente, armazenar o seu caldo de legumes caseiro não é nenhum mistério.

Você pode colocá-lo em um vidro qualquer, desde que seja hermeticamente fechado, e guardar na geladeira por até cinco dias.

Outra forma de armazená-lo é depois de frio, distribuir em uma forma de gelo e levar ao congelador. Assim que endurecer, coloque em um saquinho e guarde no freezer ou no congelador, por até três meses.

Se você gostou da nossa receita de caldo de legumes caseiro, acompanhe nossas publicações, seguindo o Clube de Receitas no  Instagram. 😉

Dicas de Cozinha

Cortes de Carnes Para Churrasco Nossa dica de hoje é sobre os cortes de carnes para churrasco mais apreciados pelos brasileiros. Muito embora existam, segundo os mestres churrasqueiros, algo em torno de vinte e um tipos diferentes de cortes de carne...