InícioReceitas de SopasReceita de Sopa de Lentilha

Receita de Sopa de Lentilha

Veja nossa receita de sopa de lentilha, um prato que já faz parte da cozinha brasileira e uma ótima aliada na hora de se manter bem quente naqueles dias e noites geladas.

Receita de Sopa de Lentilha

Esta receita de sopa de lentilha é uma daquelas que não pode faltar no cardápio de quem gosta deste tipo de prato.

Em dias de frio, nada melhor que uma sopa bem quentinha e saborosa, e a sopa de lentilha é uma ótima candidata para atender a todas estas exigências.

A lentilha é um grão que possibilita a criação de diversas receitas como esta sopa e outras onde exerce um papel fundamental em termos de sabor.

Uma das grandes vantagens desta receita de sopa é que além de ser deliciosa, o preparo é bem rápido, uma ótima alternativa para aqueles dias em que estamos sem muito tempo para ficar na cozinha.

A sopa de lentilha tanto pode ser usada como uma entrada para cardápios mais elaborados, como também servir como prato principal de uma refeição, principalmente se for acompanhada de pedaços de pão, por exemplo.

Sopa de Lentilha

Confira abaixo todos os ingredientes e também o passo a passo de como fazer uma sopa de lentilha que temos certeza que irá agradar aos mais diversos paladares.

Sopa de Lentilha - Receita de sopa de lentilha

Ingredientes para a receita de sopa de lentilha

• 1 litro e meio de água
  • 500 g de lentilha seca
  • 1 cenoura grande
  • 100 g de bacon em cubinhos
  • 2 linguiças calabresas
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 folha pequena de louro
  • Sal e pimenta do reino a gosto

1. Deixe de molho a lentilha na água e deixe por 30 minutos pelo menos e depois escorra
  2. Em uma panela de pressão, refogue no azeite e manteiga, junte a cebola e o alho
  3. Acrescente as lentilhas lavadas e escorridas e refogue por mais 3 minutos
  4. Junte a calabresa em rodelas grossas
  5. Acrescente a folha de louro
  6. Cubra com água até uns 4 dedos acima da lentilha
  7. Adicione a cenoura em rodelas
  8. Ferva durante aproximadamente 20 minutos
  9. Tempere com sal e pimenta a gosto
  10. Desligue o fogo e sirva a seguir bem quente

Sugestões de Serviço e Acompanhamento

Esta é a receita de sopa de lentilha clássica, mas é claro que você pode criar variações de acordo com o seu gosto. Por exemplo, bata no liquidificador somente a parte dos grãos e outros ingredientes vegetais e terá um belo creme de lentilha.

Feito isso, deixe cozinhar por mais alguns minutos em fogo médio e deixe ferver. Pronto, uma nova versão da clássica sopa de lentilha!

Se esta ainda não é a receita que você estava procurando, ou quer pesquisar algumas outras para então se decidir, sugerimos que você acesse a nossa seção de Receitas de Sopas, onde encontrará diversas outras opções deste prato, um dos clássicos da cozinha brasileira.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de sopa de lentilha e outras delícias publicadas no Clube de Receitas, seguindo nosso perfil no Instagram.

2 COMENTÁRIOS

1. Olá Pessoal

Fiz a receita de sopa de lentilha que vocês publicaram e ficou simplesmente uma maravilha. Valeu pela dica! ?

Últimas em Sopas

Receita de Sopa Creme de Tomate Se você está em busca de uma receita de sopa creme de tomate , chegou ao fim da sua peregrinação, pois vamos mostrar a você como fazer essa delícia. Esta é a receita ideal para...