InícioReceitas de ArrozReceita de Arroz à Piamontese

Receita de Arroz à Piamontese

Confira esta receita de arroz à Piamontese, um acompanhamento super clássico, que ao contrário do que muitos acreditam, é uma receita brasileiríssima e não italiana.

Receita de Arroz à Piamontese

Esta receita de arroz à Piamontese venho aperfeiçoando há vários anos e tenho a mais absoluta certeza que você vai adorar.

Não dá para dizer que seja a receita de arroz mais rápida do mundo, mas eu posso lhe garantir que todo o esforço será regiamente recompensado na forma de um verdadeiro acompanhamento dos deuses!

Diante deste dilema, os chefs brasileiros resolveram então improvisar e lançar mão do uso de creme de leite, para simular a cremosidade que se consegue quando cozinhamos com o arroz arbório.

Chamaram então o prato de “arroz à moda Piamontesa” e pronto, estava criada a nossa brasileiríssima receita de arroz à Piamontese.

Conhecido por ser o acompanhamento clássico de um dos pratos preferidos do público brasileiro, o medalhão ao molho madeira com arroz à Piamontese, ele na verdade pode ser usado na composição de diversos outros pratos.

Entre as receitas de arroz esta é considerada uma das mais tradicionais, e certamente irá agradar aos mais diversos paladares.

Arroz à Piamontese

Veja na lista que publicamos abaixo, todos os ingredientes necessários e também o passo a passo de como fazer um arroz à Piamontese que poderá servir de acompanhamento para diversos pratos, como carnes, aves e peixes.

Receita de arroz à Piamontese

Ingredientes para a receita de arroz à Piamontese

• 1 copo americano de arroz cru
  • 1 colher de sopa de manteiga – 100 gramas
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picado
  • 1 cebola média
  • 1 vidro de champignon
  • 100 ml de vinho branco seco
  • 1 lata de creme de leite
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de noz moscada
  • Sal e pimenta do reino a gosto

1. Em uma panela, derreta 50 gramas de manteiga e o azeite de oliva, de preferência, extravirgem
  2. Adicione o alho e a cebola contada bem pequenininha
  3. Refogue a cebola e o alho por um minuto e acrescente o arroz
  4. Dê uma ligeira fritada no arroz, um dos segredos de um arroz saboroso, sempre mexendo e depois acrescente um copo de água
  5. Continue mexendo até a água começar a ferver um pouco e agora acrescente o vinho branco seco e refogue um pouco mais
  6. Por fim, acrescente mais um copo de água, a noz moscada e sal e pimenta a gosto e tampe a panela para cozinha o arroz
  7. Enquanto o arroz cozinha, corte o champignon em fatias
  8. Derreta o restante da manteiga e uma colher de azeite até ficar bem quente e coloque as fatias de champignon e frite até dourarem um pouco e reserve
  9. Quando o arroz estiver bem sequinho, despeje o creme de leite e o champignon com seu molho, o queijo parmesão, ou mussarela, se preferir, e mexa até misturar bem os ingredientes
  10. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, mexendo sempre para não grudar na panela, até o queijo derreter
  11. Desligue o fogo e tampe a panela, deixando por uns 10 minutos a mais, para o gosto entranhar bem no arroz, e então sirva

O que combina com arroz à Piamontese?

Essa é uma pergunta muito comum entre os nossos leitores e leitoras, e não tem uma resposta única. Esta receita de arroz à Piamontese que estamos apresentando, pode ser usada como acompanhamento de carnes, como no caso do medalhão com arroz à Piamontese, aves e também peixes.

Se esta ainda não é a receita de arroz à Piamontese que você estava procurando para acompanhar o seu prato principal, ou se você quiser pesquisar algumas outras para então se decidir, sugerimos que você acesse a nossa seção de Receitas de Arroz, onde encontrará diversas outras opções deste prato.

Se quiser ainda mais opções para compor o seu prato principal, visite a nossa seção de Receitas de Acompanhamentos, onde também encontrará diversas opções para compor a sua refeição.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de arroz à Piamontese e outras delícias publicadas no Clube de Receitas, assinando gratuitamente o nosso Boletim Informativo.

1. Super saborosa essa receita de arroz à Piamontese. Gostei também da história do prato. Eu jurava que era italiano e na verdade não é.

2. Adoreia a receita de arroz à Piamontese. Estava querendo uma bem fácil de fazer e as explicações de vocês foram ótimas!

Receitas de Arroz

Receita de Arroz à Grega Prática e Rápida A receita de Arroz à Grega não chega a ser uma novidade, tendo em vista que esse é considerado um prato tradicional de Natal e outras ocasiões especiais. Mas vamos lá, quem é...