InícioReceitas de ArrozReceita de Arroz à Grega Prática e Rápida

Receita de Arroz à Grega Prática e Rápida

Confira a nossa Receita de arroz à Grega prática e rápida, um acompanhamento que vai muito além da ceia de Natal, podendo acompanhar diversos pratos harmonizando sabores e dando um visual requintado a eles.

Receita de Arroz à Grega Prática e Rápida

A receita de Arroz à Grega não chega a ser uma novidade, tendo em vista que esse é considerado um prato tradicional de Natal e outras ocasiões especiais.

Mas vamos lá, quem é que não precisou de uma referência quando teve vontade de fazer esse prato?

O arroz à Grega caiu no gosto do brasileiro e mesmo com esse nome passou a fazer parte da nossa culinária. O arroz à Grega não tem nenhum mistério e na verdade não passa de um arroz onde ao final acrescentamos uma série de outros ingredientes.

Em alguns lugares do Brasil, o arroz à Grega ganha outros nomes e apelidos como arroz de forno ou arroz colorido, que na verdade é outra coisa, mas seja qual for o nome, o gostinho é inconfundível.

Então, para você não ficar desesperada por não ter uma receita de arroz à Grega resolvemos deixá-la bem à mão aqui no Clube de Receitas.

Arroz à Grega

Veja na relação abaixo, todos os ingredientes necessários e também o passo a passo de como fazer um arroz à grega que poderá servir de acompanhamento para diversos pratos, como carnes, aves e peixes.

Receita de Arroz à Grega

Ingredientes da Receita de Arroz à Grega

• 3 xícaras de arroz para a base do arroz à Grega
  • 6 xícaras de chá de água
  • 1 pimentão verde pequeno
  • 1 cenoura média
  • 100 g de uvas passas
  • Queijo parmesão ralado
  • 4 colheres de ervilhas frescas, de preferência
  • Manteiga
  • 1 colher de azeite de oliva
  • Óleo
  • Pimentão, cebola, salsinha, cebolinha e cenoura

1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho para o tempero inicial do arroz à grega tradicional
  2. Feito isso, junte o arroz lavado e escorrido, o sal e mexa bem até a água secar um pouco, fritando levemente, um dos segredos para fazer arroz
  3. Deixe cozinhar em água fervente, em fogo médio e tampe a panela
  4. Faltando pouco para terminar o cozimento e ainda tendo um pouco de água, ponha a uva passa, deixe terminar o cozimento e separe
  5. Em uma outra panela, coloque a manteiga com um pouquinho de azeite, para a manteiga não queimar e frite as ervilhas sem deixar que elas fiquem moles demais
  6. Junte também nessa fritura a cenoura e o pimentão cortado em cubinhos e a cenoura também em cubinhos
  7. Tudo cozido, junte o arroz e acrescente o parmesão ralado e a salsinha, mexendo bem com um garfo para tudo ficar bem soltinho e desligue o fogo e deixe pegar o gosto por alguns minutos
  8. O que mais para o seu arroz à Grega? Nada, está prontinho!

Sugestões de Quando Servir

Essa receita de arroz à Grega é uma opção versátil que pode ser servida em diversas ocasiões. É uma ótima opção para um almoço em família, acompanhando grelhados, assados ou até mesmo como prato principal em refeições vegetarianas.

É o arroz à grega também é um prato tradicional em festas de fim de ano, e tem vaga garantida entre as Receitas Para Ceia de Natal e Ano Novo.

Receita de Arroz à Grega

Sugestões de Acompanhamentos

Para um almoço completo, você pode servir essa receita de Arroz à Grega com frango grelhado, peixe assado ou um suculento bife.

Saladas frescas de folhas verdes também combinam muito bem. E, claro, não se esqueça de um delicioso molho de iogurte com ervas para dar um toque grego autêntico à sua refeição.

Agora que você já sabe como fazer arroz à Grega, é apenas uma questão de bolar qual o prato que irá compor esta receita.

Se esta receita de arroz à grega não é exatamente o prato ou acompanhamento que você  estava procurando, sugerimos que você acesse a nossa seção Receitas de Arroz, onde encontrará diversas outras opções de preparo deste prato.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de arroz à Grega e outras delícias que são publicadas aqui no Clube de Receitas seguindo o Clube de Receitas no Instagram.

1 COMENTÁRIO

Receitas de Arroz

Receita de Arroz à Piamontese Esta receita de arroz à Piamontese venho aperfeiçoando há vários anos e tenho a mais absoluta certeza que você vai adorar. Não dá para dizer que seja a receita de arroz mais rápida do mundo, mas...