InícioReceitas de ArrozReceita de Risoto de Rabada

Receita de Risoto de Rabada

Confira detalhes desta maravilhosa receita de risoto de rabada, uma iguaria da cozinha brasileira que você simplesmente não pode perder

Receita de Risoto de Rabada

Esta receita de risoto de rabada foi uma dica dada pela minha irmã Vanice quando estávamos “trocando receitinhas” depois de um ótimo almoço na casa dela em um fim de semana.

Como eu adoro rabada e também sou um fã de risotos, não perdi tempo e coloquei a ideia rapidamente em minha lista de prioridades culinárias.

Quando ele me contou os detalhes do risoto de rabada eu logo vi que fazia todo o sentido, principalmente que o molho de uma rabada bem feita, sempre foi um destaque sobre o arroz.

Passou-se um tempo e em um final de semana, daqueles meio frios, que pedem uma comidinha bem saborosa eu decidi. Desta vez o risoto de rabada sai!

Lá fui eu para a cozinha para começar os trabalhos. Fiz a rabada como manda o figurino, e a receita está logo abaixo. Deixei de um dia para o outro, para apurar o gosto e no dia seguinte parti para o tão esperado risoto de rabada.

O resultado foi simplesmente sensacional. Um dos risotos mais saborosos que eu já experimentei, e por isso, resolvi compartilhá-la aqui no Clube de Receitas.

Reza a lenda que risoto é prato de preguiçoso, mas não neste caso. Devo admitir que não é um prato de preparo rápido. É daqueles do tipo “crime premeditado” mesmo, precisa de tempo, planejamento, mas o resultado vale a pena.

Espero que os apreciadores de risotos e rabada também gostem.

Risoto de Rabada

Confira na lista que publicamos abaixo, todos os ingredientes necessários e também o passo a passo de como fazer um risoto de rabada que eu posso garantir que irá agradar até os mais exigentes paladares!

Receita de Risoto de Rabada

Ingredientes para a receita de risoto de rabada

• 1,5 kg de rabada sem gordura
  • 1 copo de arroz arbóreo
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 folha de louro
  • 1 maço de cheiro verde
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 cebolas grandes picadas
  • 2 litros de água
  • 1 maço de agrião
  • Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo do risoto de rabada

1. Limpe bem a rabada, retirando o excesso de gordura que possa ter
  2. Em uma panela de pressão coloque duas colheres de óleo
  3. Aqueça, e depois coloque dois dentes de alho amassados
  4. Quando o alho estiver bem douradinho, acrescente uma cebola grande picada
  5. Refogue a cebola e o alho, temperando com sal e pimenta a gosto
  6. Coloque a rabada e refogue mais um pouco deixando selar
  7. Coloque a água e deixe cozinha por uma hora
  8. Quando a rabada estiver soltando do osso desligue o fogo
  9. Deixe esfriar e coloque na geladeira para que fria, você possa retirar o excesso de gordura
  10. Retire as peças de barada e bata o molho em um liquidificador
  11. Retire os ossos, desfie a rabada e reserve
  12. Em uma panela, coloque os outros dentes de alho e a cebola, refogando até dourarem
  13. Coloque o arroz arbóreo e refoque
  14. Acrescente um pouco de água e refogue um pouco mais
  15. Vá colocando o molho batido da rabada aos poucos, sempre mexendo
  16. Quando o arroz estiver quase no ponto acrescente a rabada
  17. Continue mexendo devagar até ficar no ponto

Para servir, você pode fazer uma cama de agrião levemente refogado no fundo do prato, ou então salpicado por cima.

O grande segredo desta receita de risoto de rabada está no molho que você consegue depois do cozimento da carne. É ele que transmite ao arroz arbóreo a essência da carne que depois é realçada pelos pedaços de rabada.

Outra sugestão para apresentação dessa receita de risoto de rabada é decorar o prato com algumas mini cebolas gratinadas, o que dá um toque todo especial, tanto no visual quanto no sabor.

Entre as receitas de carnes que levam arroz arbóreo como ingrediente, como no caso deste risoto, esta é uma das quais eu mais gosto.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de risoto de rabada e outras receitas de risoto que são publicadas no Clube de Receitas, assine agora mesmo o nosso Boletim Informativo.

4 COMENTÁRIOS

1. Fiz e aprovei a receita de risoto de rabada! O truque mesmo é não deixar muita gordura, para não ficar um prato pesado e também não esconder de certa forma o gosto da carne da rabada.

• Oi Flávia

Gostamos muito de saber que a nossa receita de risoto de rabadas fez sucesso aí com você. Realmente, não só no risoto de rabada, como em qualquer outro preparo com esta carne, é fundamental retirar o excesso de gordura, porque se não fizer isso, ela acaba tornando o prato enjoativo e esconde o verdadeiro sabor da rabada.

Receitas de Arroz

Receita de Arroz à Piamontese Esta receita de arroz à Piamontese venho aperfeiçoando há vários anos e tenho a mais absoluta certeza que você vai adorar. Não dá para dizer que seja a receita de arroz mais rápida do mundo, mas...