InícioReceitas de PeixesReceita de Risoto de Camarão

Receita de Risoto de Camarão

Confira o passo a passo desta receita de risoto de camarão que temos a mais absoluta certeza que irá agradar até aos paladares mais exigentes. É o melhor dos dois mundos, um risoto de camarão delicioso e simples de fazer.

Receita de Risoto de Camarão

Esta receita de risoto de camarão é uma daquelas que a gente come uma vez e depois nunca mais esquece, pois é muito saborosa.

Melhor ainda, como tudo que leva camarão, é bem rápida de fazer, não tendo diferença alguma para o tempo de preparo de uma receita de risoto simples.

Venho há anos trabalhando nessa receita, sempre acertando um pontinho aqui, outro ali, até conseguir chegar ao ponto certo.

O risoto de camarão é um daqueles que a gente sempre pensa quando o assunto é uma receita envolvendo esse tipo de fruto do mar, justamente por ser rápida.

Coloco o risoto de camarão ao lado do macarrão com camarões, em termos de praticidade e prato delicioso que sempre agrada a todos.

O grande segredo dessa receita está no caldo que iremos utilizar para regar o arroz arbóreo que usaremos como base da receita.

Outro ponto importante é a hora certa de colocar o camarão, pois como sabemos, se ele cozinhar demais, acaba ficando borrachudo e aí, estraga a mágica do prato.

Risoto de Camarão

Confira abaixo o passo a passo de como fazer um risoto de camarão muito saboroso, que certamente irá agradar a todos. E não se esqueça de prestar atenção ao preparo do caldo que irrigará o arroz. Esta receita rende 4 porções.

Risoto de Camarão

Ingredientes para a receita de risoto de camarão

• 1 quilo de camarão
    • Cascas da cauda e rabo do camarão
    • 400 gramas de arroz arbóreo
    • 2 litros de água para o caldo
    • 150 gramas de manteiga
    • 2 colheres de sopa de óleo de soja
    • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
    • 150 gramas de queijo parmesão ralado na hora
    • 100 ml de vinho branco seco
    • 1 cebola média picada
    • 1 dente de alho grande picado
    • 3 colheres de sopa de salsinha picada
    • 1 colher de chá de páprica doce
    • Sal e pimenta a gosto

• O primeiro passo da nossa receita de risoto de camarão será a preparação do caldo. Pegue 500 ml de água e coloque os rabos de camarão e leve ao fogo para ferver por uns 30 minutos
    • Enquanto isso, pique as cebolas em pedações bem miúdos e esprema o alho
    • Em uma frigideira coloque o óleo de soja, o azeite e a manteiga, leve ao fogo e refogue a cebola e o alho
    • Acrescente o arroz arbóreo e frite durante 2 minutos mexendo sempre
    • Acrescente o caldo de camarão coado e, em fogo baixo, vá mexendo sempre
    • Assim que a água do caldo começar a secar, acrescente o vinho branco e mais 500 ml de água, sempre mexendo
    • Em uma frigideira grande coloque uma colher de sopa de óleo e aqueça bem
    • Acrescente os camarões descascados, fritando por aproximadamente 3 minutos e depois desligue o fogo e separe
    • Continue a acrescentar a água ao arroz, até ele ficar Al Dente
    • Quando chegar a esse ponto, acrescente o camarão, e o molho que sobrou na frigideira e misture bem
    • Deixe cozinhar por cerca de mais três ou cinco minutos

Com a receita de risoto de camarão praticamente pronta, é hora de prepararmos para servi-la. Coloque o risoto em uma travessa de cerâmica ou vidro. Com um garfo, deixe o arroz bem soltinho.

Rale o queijo parmesão na hora, usando a parte grossa do ralador, e depois salpique a salsa, picada bem miudinha.

Se você quiser pode complementar a apresentação da nossa receita de risoto de camarão, com umas azeitonas, pretas ou verdes, conforme o seu gosto pessoal.

Outra boa opção é decorar com camarões inteiros cozidos ou fritos por cima. Pronto, um risote digno de uma cantina italiana.

Sugestões de Quando Servir

Este prato é uma estrela versátil que brilha em qualquer ocasião especial. Seja para um jantar romântico à luz de velas ou como destaque em uma celebração familiar, o Risoto de Camarão traz um toque de sofisticação aos momentos especiais da vida.

Sugestões de Acompanhamentos

Para acompanhar a nossa receita de risoto de camarão você pode servir uma salada verde fresca com molho de limão para equilibrar a riqueza do risoto.

Outra boa pedida é um vinho branco gelado, como um Chardonnay, para realçar os sabores marinhos. Pães artesanais crustosos, perfeitos para mergulhar no molho cremoso do risoto.

Se esta não for exatamente a receita de risoto que você está procurando, não tem problema, poderá encontrar diversas outras clicando aqui. Temos para todos os gostos: risoto de carne seca, risoto de rabada, risoto de cogumelos e muitas outras.

Agora que você já sabe como preparar um delicioso risoto de camarão, é uma questão de reunir os ingredientes e começar a preparar. Entre as receitas a base de arroz, esta é uma das minhas preferidas.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de risoto de camarão e outras delícias publicadas seguindo o Clube de Receitas no Instagram. 😉

Últimas em Peixes

Receita de Filé de Merluza na Airfryer – Boa e Barata Nessa receita de filé de merluza na airfryer em convido você a embarcar comigo em uma viagem pelos mares da gastronomia portuguesa, pelo qual me encantei com incríveis receitas...