InícioReceitas de PeixesReceita de Filé de Merluza na Airfryer

Receita de Filé de Merluza na Airfryer

Procurando uma receita de filé de merluza irresistível? Experimente nossa deliciosa receita de filé de merluza assado, temperado com ervas frescas e acompanhado de um molho especial. Surpreenda-se com o sabor incrível deste prato principal!

Receita de Filé de Merluza na Airfryer – Boa e Barata

Nessa receita de filé de merluza na airfryer em convido você a embarcar comigo em uma viagem pelos mares da gastronomia portuguesa, pelo qual me encantei com incríveis receitas preparadas com o saboroso filé de merluza.

Foi durante minhas férias em Lisboa e nas cidades litorâneas como Cascais e Porto, que tive a oportunidade de provar criações culinárias memoráveis à base deste peixe de carne branca, sabor suave e melhor, com um preço bem em conta.

Em pequenos restaurantes típicos, escondidos em vielas centenárias, degustei filés de merluza recheados com ervas frescas e cobertos por crocantes migalhas, que se desmanchavam na boca em festa para os sentidos.

Já nos grandes nomes da gastronomia lusitana, fiquei maravilhado com versões empanadas e gratinadas que levavam o simples filé de merluza a novos patamares de sofisticação.

Foi nessas andanças e experiências que surgiu em mim o desejo de trazer parte da magia da culinária portuguesa para a minha casa.

Por meses, dediquei-me a testar receitas, alterando ingredientes, brincando com temperos e técnicas de preparo, para que pudesse criar algo totalmente inédito e que, ao mesmo tempo, preservasse a essência do filé de merluza.

Assim surgiram as primeiras versões, ora mais ousadas nas combinações, ora mais tradicionais no preparo de uma receita de filé de merluza na airfryer.

Porém, foi somente após um encontro com o renomado chef Paulo Mota do restaurante “Marés” em Cascais, que pude finalmente atingir o equilíbrio perfeito entre tradição e inovação.

Filé de Merluza na Airfryer

Receita de Filé de Merluza na Airfryer

Agora chegou o momento de partilhar com vocês os frutos de minhas pesquisas, e apresentar o que batizei de “A Receita de Filé de Merluza na Airfryer Definitiva!”.

Cada etapa foi refinada para valorizar ao máximo as qualidades sensoriais únicas deste peixe e a praticidade da airfryer.

Os ingredientes selecionados realçam suas nuances de forma sutil, enquanto a técnica escolhida preserva toda sua textura macia e suculência.

Tenho certeza de que esta nova forma de preparo para uma receita de filé de merluza na airfryer fará jus à fama do nosso filé de merluza, surpreendendo você com sabor e sofisticação.

Ingredientes da receita de filé de merluza na airfryer

• 800g de filé de merluza
  • 2 colheres de de azeite de oliva extra virgem
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 xícara de chá de fubá
  • 1 colher de sopa de tempero pronto de sua preferência
  • 1 dente de alho roxo picado
  • Salsinha picada a gosto
  • Legumes assados como cenoura, brócolis ou outros

1. Pré-aqueça o forno ou airfryer a 180°C.
  2. Tempere o filé de merluza com sal, pimenta, alho e tempero escolhido.
  3. Em um prato, misture o fubá com o azeite e empane homogeneamente cada filé, reservando o excesso.
  4. Disponha os filés empanados em uma assadeira ou cesta do airfryer.
  5. Asse por 15-20 minutos ou até dourar. Retire e sirva acompanhado dos legumes assados.

Sugestões de Serviço

Esta versão de receita de filé de merluza na airfryer do tradicional filé de merluza mantém toda a suculência e sabor do peixe, mas de forma bem mais prática e saudável, dispensando o uso de óleo em excesso no cozimento.

A receita de filé de merluza fica perfeita para servir nos dias mais quentes, quando desejamos algo leve.

Os legumes assados complementam com nutrientes e cor dando vida ao prato. Afinal de contas, também comemos com os olhos.

Outra dica de acimpanhamento para essa receita de filé de merluza é uma genetosa porção de batatas fritas feitas também na airfryer, como já publicamos aqui anteriormente.

Para os dias frios, o molho Bechamel, molho branco ou molho Hollandaise agregam valor a essa receita e a deixam “no ponto” para jantares românticos em especial.

É uma ótima pedida também para refeições rápidas semanais, graças ao preço acessível da merluza, simplicidade e pouca sujeira na preparação.

Uma das vantagens das receitas para airfryer têm essa coisa de serem fáceis, rápidas e não fazerem sujeira.

Com seus ingredientes frescos e saborosos, além do modo de preparo saudável, esta receita de filé de merluza na airfryer cai como uma luva nos dias de hoje, onde buscamos praticidade, sabor e alimentação balanceada.

Experimente você também e surpreenda sua família! Se quiser outras sugestões, não deixe de visitar a nossa seção de Receitas de Peixe e Frutos do Mar.

Espero que tenham gostado desta nova abordagem para o sempre presente filé de merluza. Fiquem à vontade para testar em casa e compartilhar suas impressões.

Siga também nosso perfil no Instagram @ClubeDeReceitasBr para mais dicas e receitas neste estilo. Até a próxima e bom apetite!

Últimas em Peixes

Receita de Salmão na Airfryer – Rápida, Fácil e Saudável! Se você é apaixonado por culinária e está em busca de uma receita que una praticidade, sabor e saúde, chegou ao lugar certo! Hoje vamos desvendar todos os segredos por trás...