InícioReceitas de MolhosReceita de Molho Hollandaise

Receita de Molho Hollandaise

Veja nossa receita de molho Hollandaise, um clássico da cozinha francesa que acompanha diversos pratos, dando um toque todo especial, tanto no que diz respeito à apresentação, quanto ao sabor. Vale a pena conferir!

Receita de Molho Hollandaise

A receita de molho Hollandaise é um dos clássicos da cozinha e é claro que não poderia faltar em nosso site.

É curioso que a maioria das referências ao molho Hollandaise o classifique como uma receita típica da cozinha francesa, mas na verdade não é bem assim.

Sua receita, pelo menos do ponto de vista histórico, é holandesa, tendo sido citado em 1593, no livro Cozinha Holandesa de Caren Baten.

O grande mérito dos franceses em relação à receita de molho Hollandaise, foi a de torna-lo mundialmente famoso, na medida em que foi incorporado a diversos pratos da culinária francesa.

Embora dê um certo trabalho, o molho holandês, fazendo justiça à sua origem real, é relativamente simples, uma vez que se trata basicamente de um molho de gemas de ovos com manteiga, emulsificado.

Outro ponto de destaque é que a receita de molho Hollandaise também serve de base para diversos outros molhos, como o Béarnaise, por exemplo.

Molho Hollandaise

Veja abaixo todos os ingredientes e o passo a passo de como fazer uma molho hollandaise que certamente irá agradar a todos os paladares

Receita de Molho Hollandaise

Ingredientes para a receita de molho Hollandaise

• 3 gemas de ovo
    • 3 colheres de sopa de água
    • Suco de 1 limão siciliano grande
    • 250 gramas de manteiga
    • 2 pitadas de sal
    • Pimenta branca moída

Modo de preparo do molho Hollandaise

1. Derreta a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria com uma colher de chá de azeite de oliva
    2. Junte metade do suco de limão e as três colheres de sopa de água em uma pequena panela
    3. Acrescente as três gemas de ovo, o sal e pimenta do reino branca moída na hora
    4. Leve a mistura ao fogo médio e mexa com um batedor de arame fouet fazendo um movimento em oito por dois minutos sem parar
    5. Retire do fogo a panela e coloque a manteiga derretida pouco a pouco e continue batendo vigorosamente com o fouet até o molho encorpar e ficar cremoso
    6. Para finalizar acrescente o resto do suco de limão e continue mexendo mais um pouco e sirva a seguir

Para servir, é importante que você mantenha sempre o molho em banho-maria, até a hora em que for efetivamente usar.

Outro cuidado que você deve tomar é o de não deixar a água ferver, pois isso poderia vir a talhar o molho.

Como dissemos anteriormente, esta receita de molho Hollandaise é super versátil e você poderá usá-la como complemento de diversos tipos de pratos, como os que envolvem legumes, aves e carnes. É um dos principais molhos da cozinha francesa.

Se este não é o tipo de molho que você estava procurando para fazer parte do seu prato principal, nossa sugestão é que você acesse a nossa seção Receitas de Molhos, onde encontrará diversas outras opções de molhos.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de molho hollandaise e outras delícias seguindo o Clube de Receitas no Instagram. 😉

1. Olá pessoal

Adorei a receita de molho Hollandaide! Fiz aqui em casa para acompanham um aspargos frito na manteiga e ficou simplesmente maravilhoso. Valeu mesmo!!!

• Olá Nica!

Ficamos muito satisfeitas em saber que a nossa receita de molho Hollandaise foi de seu agrado. realmente, é o tipo de molho que acompanha bem aspargos, mesmo os em conserva, legumes e outros.

Últimas em Molhos

Receita de Molho à Bolonhesa A nossa receita de molho à Bolonhesa é uma daquelas clássicas de diversos pratos italianos que volta e meia a gente acaba precisando. É claro que na maioria dos pratos da cozinha italiana que publicamos aqui no...