InícioReceitas de MolhosReceita de Molho Béchamel

Receita de Molho Béchamel

Veja aqui nossa receita de molho Béchamel, um dos mais clássicos da culinária francesa que além de ser muito fácil de fazer, possibilita inúmeras variações, funcionando como um verdadeiro coringa dos molhos

Receita de molho Béchamel

Esta receita de molho Béchamel é uma daquelas que eu classifico como polivalentes, pois podem acompanhar ou fazer parte de diversos preparos.

O Béchamel é sem dúvida o mais francês dos molhos. Embora muita gente o confunda com a receita de molho branco, na verdade o preparo envolve algumas diferenças.

A origem do molho Béchamel é envolta em um mistério. Alguns atribuem sua criação ao francês Antoine Carême. Outros atribuem a receita a Louis Béchameil de Nointel, maître d’hotel do rei Luís XIV.

Seja como for, o fato é este é um molho super versátil, que aceita incontáveis variações e que também pode servir de base para o preparo de outros, como o molho aos quatro queijos, outro clássico.

A receita de molho Béchamel, como dissemos anteriormente é super versátil, e pode ser usada na composição de vários pratos, como acompanhando um filé, aves, e até mesmo peixes de gosto mais marcantes, como o salmão e a truta, por exemplo.

Molho Béchamel

Confira abaixo a lista com todos os ingredientes e também o passo a passo de como fazer uma molho Béchamel que, como dissemos anteriormente, poderá ser usado nas mais diferentes receitas.

Receita de Molho Béchamel 1

Ingredientes para a receita de molho cheddar

• 3 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 litro de leite integral
  • 1 pitada de noz moscada
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo do molho Béchamel

1. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo suavemente tomando cuidado para não deixar escurecer
  2. Assim que ela estiver derretida, acrescente a farinha de trigo
  3. Mexa com um garfo ou fouet durante aproximadamente dois minutos
  4. Retire do fogo e acrescente e adicione o leite, sempre mexendo, para não deixar empelotar
  5. Agora você vai levar ao fogo de novo até que a mistura ferva
  6. Abaixe o fogo, tempere com o sal, a pimenta do reino e a noz moscada, e sempre mexendo, deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos

Esta receita de molho Béchamel além de deliciosa é também versátil, permitindo que você o utilize como base para diversos outros molhos. Além de ser um dos principais molhos franceses, é também um dos mais versáteis.

Você pode, por exemplo, adicionar queijos na etapa de cozimento e criar um delicioso molho de queijo para acompanhar suas receitas de massas ou servido como cobertura de um filé, por exemplo.

Outra opção é adicionar ervas finas e usá-lo na preparação de pratos a base de legumes, dando um toque especial a eles. Outra opção é usar curry para dar um sabor especialmente exótico ao molho.

Se este molho ainda não é aquele que você está procurando, sugerimos que você acesse a nossa seção Receitas de Molhos, onde encontrará diversas outras opções de molhos e cremes para acompanhar os seus pratos e preparos.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de molho Béchamel e outras delícias da culinária francesa, seguindo o nosso perfil no Instagram @ClubeDeReceitasBr.

1. Gostei muito das dicas da receita de molho Bechamel de vocês. Parece ser muito fácil de fazer, ao contrário do que eu imaginava.

• Olá Vera

Ficamos satisfeitas em saber que a nossa receita de molho Béchamel incentivou você a fazê-lo. Realmente, muita gente acha que o Béchamel é um molho difícil de ser feito, mas como você pode ver, é bem fácil mesmo.

• Olá Dainane

Concordamos com você. O molho Béchamel é realmente bem fácil de fazer, mas algumas pessoas ainda têm medo de não acertar. Não tem como errar. É só seguir o passo a passo indicado e tudo dá certo.

2. Adorei as dicas sobre como fazer o molho Béchamel. Dá para usar de diversas formas, mas eu sempre ficava na dúvida sobre como fazer sem empelotar.

Últimas em Molhos

Receita de Molho à Bolonhesa A nossa receita de molho à Bolonhesa é uma daquelas clássicas de diversos pratos italianos que volta e meia a gente acaba precisando. É claro que na maioria dos pratos da cozinha italiana que publicamos aqui no...