InícioReceitas de MolhosPrincipais Molhos Franceses

Principais Molhos Franceses

Conheça os principais molhos franceses para acompanhar seus pratos. Uma lista com os principais molhos da culinária francesa que você simplesmente não pode perder, pois são o mais tradicionais e por isso usados em uma série de pratos.

Principais Molhos Franceses

Fizemos neste artigo uma coletânea dos principais molhos franceses mostrando suas principais características e sugerindo pratos para que você possa saboreá-los.

A culinária francesa é fantástica, com sabores sofisticados e os molhos desempenham um papel fundamental em diversos de seus pratos mais tradicionais.

Nomes sofisticados e pomposos, como Béchamel e Véloute acabam, mesmo sem querer, dando um toque de sofisticação aos pratos onde entram no preparo.

O problema, é que para quem ainda não domina a cozinha francesa, acaba por vezes sem saber o que eles realmente são e quais são seus ingredientes e modo de preparo.

Por isso, fizemos este lista com os principais molhos franceses, explicando seus ingredientes e modo de preparo.

Molho Béchamel

Principais molhos franceses

O molho Béchamel é considerado por muitos como o mais francês de todos os molhos. Ele é fácil de fazer e super versátil, pois pode ser usado como elemento em diversos preparos, como massas, legumes, files, peixes e aves. É como o Coringa dos molhos.

A receita de molho Béchamel, ou molho branco, é bem simples. Ele na verdade é uma combinação de farinha de trigo, manteiga, leite, sal e pimenta do reino, basicamente.

Uma das vantagens deste molho é que com pequenas alterações ele pode mudar radicalmente e se transformar em uma recita nova. Você pode, por exemplo, adicionar curry, açafrão ou ervas finas, e dar a ele uma nova cara.

Por ser um dos principais molhos franceses, você encontra a receita completa com ingredientes e modo de prepara no Clube de Receitas. Clique aqui e veja a nossa receita de molho Béchamel e confira.

Molho Véloute

Principais molhos da culinária francesa

O Velouté é outro que não poderia faltar em nossa lista dos principais molhos franceses, pois se destaca como um clássico, sendo usado em diversas receitas. Ele na verdade é muito parecido como Béchamel.

O molho Velouté começa com uma mistura de farinha de trigo, manteiga e leite. A essa mistura é acrescentado um caldo feito de ossos, que podem ser de frango, geralmente a carcaça ou dorso, peixe ou vitela.

O que destacou Velouté entre os principais molhos franceses é sua versatilidade. O segredo é usar o caldo de acordo com a carne que ele acompanhará, por exemplo para ser servido com aves, a melhor opção é fazer o caldo de frango, peixes e frutos do mar a mesma coisa.

Molho Beurre Blanc

Principais molhos da cozinha francesa

O Beurre Blanc é outro que não poderia ficar de fora da nossa lista dos molhos franceses, pois é muitíssimo utilizado, principalmente acompanhando peixes e outros frutos do mar. Por isso, presença garantida em nossa lista.

Basicamente este é um molho feito através da redução de vinho branco ou vinagre, chalotas – uma hortaliça bem parecida com cebolas pequenininhas, a a base de manteiga. Como é um molho de sabor levemente adocicado, permite a adição de ervas e especiarias para deixa-lo ainda mais saboroso.

É uma receita tradicional do Vale do Loire, na França, onde geralmente é servido, como dissemos anteriormente, para acompanhar pratos a base de peixes e frutos do mar. A receita original é atribuída ao chef Clemence Lefeuvre, o fundador do restaurante Clemence no século XIX.

Molho Hollandaise

Molhos da cozinha francesa

Epa! molho Hollandaise na lista dos principais molhos franceses? Será que não tem nada de errado com isso? Este molho não é da cozinha holandesa?

Sim. Na verdade o molho Hollandaise é originário da cozinha holandesa mesmo, mas coube aos franceses torná-lo conhecido mundialmente, pois é utilizado em um sem número de receitas da culinária francesa.

O molho Hollandaide, embora requeira alguns cuidados em seu preparo, é relativamente fácil de fazer, composto basicamente por manteiga clarificada, gema de ovo e suco de limão. Uma delícia!

Se você quer saber mais detalhes deste molho, não tem problema, aqui no Clube de Receitas você encontra todo o passo a passo em nossa Receita de Molho Hollandaise.

Molho Espagnole

Lista dos principais molhos franceses

O molho Espagnole é outro clássico que merece destaque na nossa lista dos principais molhos da cozinha francesa, também em função da sua versatilidade, sendo usado em diversos pratos como complemento.

O Espagnole, também conhecido como molho pardo ou escuro, é composto de molho de tomate, cebola, alho, cubinhos de carne e outros ingredientes. Não é um molho fácil de fazer, por isso, você pode fazer em quantidade e congelar para ter sempre à mão.

Uma das vantagens do molho Espagnole é que ele também pode servir como base para outros molhos, como o molho madeira, por exemplo. É um caldo de carne essencialmente e por isso acompanha muito bem pratos a base de carne bovina.

Estes são os molhos básicos para quem deseja explorar a culinária francesa, e podemos garantir que vale a pena experimentar cada um deles. Nenhum deles está em nossa lista dos principais molhos franceses por acaso. Mantenha-se em dia com esta e outras dicas seguindo nosso perfil no Instagram.

Últimas em Molhos

Receita de Molho à Bolonhesa A nossa receita de molho à Bolonhesa é uma daquelas clássicas de diversos pratos italianos que volta e meia a gente acaba precisando. É claro que na maioria dos pratos da cozinha italiana que publicamos aqui no...