InícioReceitas de MolhosReceita de Molho Barbecue Tradicional

Receita de Molho Barbecue Tradicional

Quer conhecer uma ótima receita de molho barbecue caseira que vai levar você direto a uma lanchonete ou churrasco americano, com aquele cheirinho e gosto característico de um bom molho barbecue na terra do Tio Sam? Então confira os ingredientes e modo de preparo abaixo!

Receita de Molho Barbecue

Esta receita de molho barbacue é considerada a mais tradicional de todas, a original encontrada em dezenas de receitas da culinária americana.

O molho barbacue é considerado um clássico americano, disponível em qualquer lanchonete ou restaurante que você entre e acompanhando diversos pratos.

A palavra barbecue, que deu origem ao nome do molho, significa churrasco em inglês, mas a origem do termo, vem do termo barcacoa.

O termo era usado pelos nativos de Yacatan, que na época da colonização, designava a carne que era assada em brasas preparadas em um buraco feito no chão.

O molho barbecue é geralmente associado ao churrasco americano, onde a costela de porco ao molho barbecue, é uma presença essencial, ao lado é claro, das salsichas e hambúrgueres que eles também costumam servir em churrascos.

Existem diversas recitas de molho barbecue, como o defumado, que damos como opção de prepara logo abaixo, o molho mais apimentado e outros. Esta é a receita tradicional de molho barbecue.

Na verdade, a receita de molho barbecue caseiro que apresentamos aqui, pode ser usada em uma grande variedade de pratos e lanches.

Os americanos adoram este molho em hambúrgueres servidos nas lanchonetes, na batata frita, na pizza e onde mais você imaginar.

Este é um molho que também pode ser servido de acompanhamento a diversos pratos, como a nossa receita de costelinha de porco ao molho barbecue, peito de frango ao molho barbecue, uma boa alcatra grelhada ao molho de barbecue, e outros pratos.

Ah! Como íamos esquecendo isso! O molho barbecue vai muito bem também como acompanhamento de uma boa receita de hambúrguer caseiro, é claro.

Outra boa dica é usá-lo como acompanhamento para batatinhas fritas na Airfryer, outra delícia publicada aqui no Clube de Receitas

Molho Barbecue

Veja abaixo todos os ingredientes e o passo a passo de como fazer uma molho barbecue que vai fazer com que você se sinta em pleno Estados Unidos, comendo uma costelinha de porco ou um suculento hambúrguer.

Receita de molho barbecue

Ingredientes para a receita de molho barbecue

• 2 colheres de sopa azeite de oliva
    • 1 cebola média ralada ou picada bem miudinha
    • 1 dente de alho espremido
    • 1 xícara de chá de molho de tomate caseiro
    • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
    • 2 colheres de sopa de mostarda
    • 2 colheres de sopa de molho inglês
    • 1 colher de sopa de vinagre
    • Sal e molho de pimenta do reino a gosto
    • 1 colher de sopa de fumaça líquida (opcional)

Modo de preparo do molho barbecue

1. Aqueça uma panela e coloque as duas colheres de azeite
    2. Refogue as cebolas até que elas fiquem transparentes
    3. Coloque as duas colheres de sopa de açúcar mascavo e a mostarda
    4. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para que o molho vá ficando bem homogêneo
    5. Logo em seguida acrescente as duas colheres de sopa de molho inglês
    6. Acrescente também a colher de sopa de vinagre
    7. Por último, coloque o molho de tomate caseiro ou outro que você tenha
    8. Tempere com o sal e o molho de pimenta a gosto
    9. Mexa bem até o molho engrossar e pronto

A receita original de molho barbecue na verdade não leva alho, mas se você quiser acrescentar este ingrediente à sua receita de molho barbecue, pode incorporá-lo na segunda etapa do modo de preparo.

Se você quiser acrescentar um sabor defumado ao seu molho barbecue, basta acrescentar uma colher de fumaça líquida a etapa 5 do preparo, para obter um molho mais rústico.

Se você está pensando em montar uma hamburgueria gourmet, esse é um molho que não pode faltar em seu cardápio, afinal, é a cara da história do hambúrguer americano.

Outro molho que também não pode faltar neste caso, é o molho cheddar, outro clássico das lanchonetes americanas e as cebolas caramelizadas.

Além das dicas tradicionais, esta receita de molho Barbecue também cai muito bem como acompanhamento de um espetinho de churrasco.

Se este não é exatamente o molho que você estava procurando para acompanhar a sua carne, hambúrguer ou sanduíche, sugerimos que você acesse a nossa seção Receitas de Molhos, onde encontrará diversas outras opções deste prato, um dos clássicos da cozinha americana.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de molho barbecue e outras delícias, assinando gratuitamente o nosso Boletim Informativo.

Últimas em Molhos

Receita de Molho à Bolonhesa A nossa receita de molho à Bolonhesa é uma daquelas clássicas de diversos pratos italianos que volta e meia a gente acaba precisando. É claro que na maioria dos pratos da cozinha italiana que publicamos aqui no...