InícioReceitas de PeixesReceita de Bacalhau à Zé do Pipo

Receita de Bacalhau à Zé do Pipo

Esta receita de bacalhau à Zé do Pipo é uma das mais tradicionais da cozinha portuguesa e também um prato que agrada muito aos brasileiros. Veja o passo a passo de como fazer o famoso Bacalhau à Zé do Pipo.

Receita de Bacalhau à Zé do Pipo fácil de fazer

Esta receita de bacalhau à Zé do Pipo é uma das mais tradicionais da culinária portuguesa e é um prato que também agrada muito aos brasileiros.

A receita do bacalhau à Zé do Pipo, como você verá adiante, é bem simples. O grande segredo está no preparo do prato.

O nome deste prato vem do seu criador, o português José Valentim, que tinha o apelido de Zé do Pipo. Ele era dono de um restaurante tradicional da cidade do Porto, berço de outra receita de bacalhau também maravilhosa, o bacalhau à Gomes de Sá.

A receita de bacalhau à Zé do Pipo foi criada em 1940 e se destacou por ter ganho, em um concurso regional, o prêmio de “A Melhor Refeição ao Melhor Preço”.

Como você verá, a receita é bem simples, levando basicamente bacalhau, purê de batata, azeite, cebola, leite, azeitonas e maionese. Primeiramente os ingredientes são cozidos e na finalização colocamos para gratinar no forno.

Bacalhau à Zé do Pipo

Confira abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo com o passo a passo de como fazer Bacalhau à Zé do Pipo e deixar este prato com a cara e o gosto da verdadeira cozinha portuguesa. Esta receita de bacalhau à Zé do Pipo rende 6 porções.

Bacalhau à Zé do Pipo

Ingredientes para a receita de bacalhau à Zé do Pipo

• 1 quilo de lombo de bacalhau já dessalgado
  • 800 gramas de batatas descascadas e cortadas em cubos
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 3/4 de xícara de creme de leite fresco
  • 2,5 litros de leite integral
  • 50 ml azeite extravirgem
  • 200 gramas de cebola, fatiada fina
  • 200 gramas de azeitonas pretas inteiras sem caroço
  • 1 folha de louro
  • 200 gramas de maionese
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Salsinha fresca a gosto

1. O primeiro passo da nossa receita de bacalhau à Zé do Pipo é dessalgar o peixe, como já mostramos. Para ver detalhes leia o nosso artigo Como Dessalgar o Bacalhau
  2. Coloque o bacalhau com o leite em uma panela em fogo médio, e quando ferver, desligue o fogo
  3. Deixe o bacalhau imerso no leite na panela por 5 minutos
  4. Passado este tempo, retire o lombo de bacalhau, reserve o leite para usar mais tarde
  5. Com um garfo separe o lombo de bacalhau em lascas
  6. Com o leite que sobrou, cozinhe as batatas, acrescentando sal e quando ficarem cozidas, retire da panela e amasse
  7. Em uma panela, junte a batata amassada, a manteiga e o creme de leite fresco e mexa até conseguir um purê consistente
  8. Em uma frigideira, coloque o azeite, a folha de louro e duas colheres do leite que sobrou do cozimento da batata, até que a cebola fique bem macia.
  9. Coloque ade bacalhau em um refratário espalhando a cebola por cima e depois cubra com a maionese
  10. Coloque o purê por cima ou então apenas nas bordas, formando uma coroa e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos
  11. Retire do forno e para finalizar, salpique a salsinha picada e coloque as azeitonas pretas sem caroço

O bacalhau à Zé do Pipo é um prato completo por si só e por isso não é necessário que você sirva com um acompanhamento, mas se você quiser deixar o prato ainda mais atraente, pode acrescentar brócolis cozido ou então rodelas de cenoura cozida para complementar.

Se você quer fazer um belo prato à base de bacalhau, mas essa ainda não é a receita que você procurava, sugerimos também dar uma olhada na nossa receita de bacalhau à Gomes de Sá, outro prato tradicional da cozinha portuguesa.

Para se manter em dia com essa receita de bacalhau à Zé do Pipo e outras delícias publicadas aqui no Clube de Receitas, sugerimos que você curta nossa página no Facebook.

1. Adorei a receita de bacalhau ao Zé do Pipo. Fiz aqui em casa na sexta-feira santa e ficou maravilhoso.

• Olá Taina

Bom saber que você fez a nossa receita de bacalhau à Zé do Pipo e aprovou. Esse é um clássico da culinária portuguesa que ninguém deve perder a oportunidade de saborear.

Últimas em Peixes

Receita de Filé de Merluza na Airfryer – Boa e Barata Nessa receita de filé de merluza na airfryer em convido você a embarcar comigo em uma viagem pelos mares da gastronomia portuguesa, pelo qual me encantei com incríveis receitas...