InícioDicas de CozinhaComo Dessalgar Bacalhau – Principais Dicas

Como Dessalgar Bacalhau – Principais Dicas

Veja nesta matéria como dessalgar bacalhau da maneira correta e conseguir deixar este peixe nobre da cozinha portuguesa no ponto certo para a sua receita

Como dessalgar bacalhau – Principais dicas

Se você quer saber como dessalgar bacalhau, um desafio para muita gente, nesta matéria encontrará todas as dicas.

Não há nada mais desagradável do que você fazer uma receita de bacalhau que é maravilhosa, e no final, descobrir que ficou salgada demais. É um verdadeiro desastre!

Uma coisa que pode a princípio parecer simples, como dessalgar bacalhau, na verdade é uma técnica que envolve alguns truques.

É importante que você se programe com antecedência, já que dessalgar bacalhau da maneira correta, pode levar entre 12 horas e em alguns casos até 24 horas.

Por isso, a equipe do Clube de Receitas reuniu nesta matéria, as principais dicas de como dessalgar bacalhau, para que você não corra o risco de estragar um dos pratos mais deliciosos da cozinha portuguesa.

As principais dicas de como dessalgar bacalhau

Confira abaixo as principais dicas da nossa equipe para dessalgar bacalhau e garanta um prato gostoso e equilibrado.

Vamos então conferir cada uma destas dicas!

1 – Avalie o tipo de bacalhau que você vai dessalgar

Outra dica para quem está em busca de saber como dessalgar bacalhau, é avaliar com que irá trabalhar, principalmente no que diz despeito ao corte.

Pedaços de bacalhau mais grossos vão levar mais tempos para dessalgar e o processo nos mais simples são mais rápidos.

Se você estiver trabalhando com o bacalhau desfiado, o tempo que mencionamos acima não é válido, pois neste caso, podemos dessalgar o bacalhau em até seis horas.

2 – Antes de tudo retire o excesso de sal

A nossa primeira dica de como dessalgar bacalhau é a mais óbvia e o primeiro passo de todo o processo. Simplesmente tire o excesso de sal antes de qualquer coisa.

Comece tirando a crosta de sal que muitas vezes vem impregnada a carne do peixe, tomando o cuidado de não danificá-la. Retire o excesso de sal e tire as espinhas mais evidentes

Em seguida, “lave” o bacalhau em água corrente para retirar a parte do sal que fica mais grudada na carne. Isto irá reduzir o tempo de dessalgue.

3 – Corte o bacalhau em postas para facilitar

Se a receita pedir corte, como no caso da maioria das receitas de bacalhau, corte o peixe em postas para facilitar o dessalgue.

Cortando o bacalhau em postas, você aumentará a área de exposição o que ajudará a acelerar o processo.

4 – Sempre use água fria

Outra dica sobre como dessalgar bacalhau é usar sempre bastante água fria durante todo o processo para acelerar.

Essa é uma dica que muita gente desconhece, mas usar água gelada facilita bastante na hora de dessalgar o bacalhau e evita a proliferação de bactérias.

5 – Guarde o bacalhau na geladeira

Outro truque fundamental para quem deseja saber como dessalgar bacalhau é sempre deixar a bacia com o peixe dentro da geladeira para não correr o risco do peixe ser contaminado

A explicação é simples, na medida em que você vai retirando o sal do bacalhau, que atua como conservante, aumentam as chances de contágio por bactérias.

Da mesma forma que você mantem o peixe fresco na geladeira, com o bacalhau fazemos a mesma coisa.

Como dessalgar bacalhau

6 – Troque a água com frequência

Outro ponto importante para quem deseja saber como dessalgar bacalhau é a frequência com que você substitui a água.

O ideal é trocar a água a cada três ou quatro horas, dependendo da quantidade de bacalhau que você está dessalgando.

7 – Não dessalgue demais o bacalhau

Para finalizar, nossa última dica é não dessalgar demais o bacalhau, porque nestes casos, além de retirar o sal, você também estará tirando o gosto dele.

A melhor forma de fazer isso é provando a água que você está prestes a descartar e também prove uma lasquinha do peixe, para ver se ele está no ponto certo.

8 – Uma dica sobre dessalgar bacalhau

Se você for trabalhar com uma receita que leve batatas e legumes, como uma bacalhoada, uma receita de Bacalhau à Zé do Pipo, ou então o Bacalhau à Gomes de Sá, pode usar a água do descarte para cozinha-los.

Fazendo isso, você vai acabar transferindo um pouco do sal do bacalhau, e também o seu sabor, para estes legumes que irão compor o prato.

Se você estiver as voltas com um prato da cozinha portuguesa envolvendo bacalhau, não se assuste com a questão de dessalgá-lo. Como você pode ver, é muito simples. Veja também outras Dicas de Cozinha aqui em nosso site.

Agora que você já sabe como dessalgar bacalhau, siga os passos apresentados e não se decepcione em sua próxima receita de bacalhau. Mantenha-se em dia com esta e outras dicas de cozinha seguindo nosso perfil no Instagram. 😉

1. Valeu pelas dicas sobre como dessalgar o bacalhau gente. Eu sempre fica naquele de deixar ainda salgado ou então tirar o gosto do peixe, mas dessa vez acertei.

2. Olá pessoal do Clube de Receitas. Adorei as dicas sobre como dessalgar bacalhau. Eu sempre tive dificuldade com isso, e devo confessar que muitas das vezes, desisti de fazer pratos com bacalhau, com medo de deixá-los salgados demais ou sem gosto.

Dicas de Cozinha

Cortes de Carnes Para Churrasco Nossa dica de hoje é sobre os cortes de carnes para churrasco mais apreciados pelos brasileiros. Muito embora existam, segundo os mestres churrasqueiros, algo em torno de vinte e um tipos diferentes de cortes de carne...