InícioDicas de CozinhaOs Tipos de Cortes de Bifes

Os Tipos de Cortes de Bifes

Veja nesta matéria quais são os principais tipos de cortes de bifes, suas características e algumas dicas de como usá-los em suas receitas.

Tipos de cortes de bifes

A nossa dica de hoje é sobre os tipos de cortes de bifes que muitas vezes são citados nas receitas.

Escalope, medalhão, Chateaubriand, tornedor e outros nomes, as vezes deixam as pessoas confusas, ou então, não passam rapidamente a ideia do prato.

Para esclarecer de uma vez por todas as dúvidas a este respeito, a equipe do Clube de Receitas elaborou uma lista completa dos cortes de bifes mais citados no universo das receitas, e de quebra, alguns outros cortes de carne com nomes específicos.

Principais tipos de cortes de bifes e carnes em geral

Com a lista que elaboramos, você nunca mais vai se perder quando uma receita mencionar um corte como, por exemplo:

Vejamos então as características de cada um dos tipos de cortes de bifes mais comuns.

1 – Chateaubriand

Tipos de cortes de bifes

O Filé Chateaubriand, que inclusive temos uma receita incrível que você pode conferir aqui, é um bife de bem alto feito geralmente com filé mignon.

Geralmente as receitas com este tipo de corte fica, bem gostosos, e têm uma característica especial, deixar a carne bem passada por fora e ao ponto, ou malpassada por dentro.

2 – Tornedor

Os Tipos de Cortes de Bifes 3

Entre os cortes de bifes, o Tornedor é o primo pobre do Chateaubriand, um pouco mais baixo e feito de contra filé, muito embora isso não impeça que seja feito de filé mignon.

O tornedor tem em média, dois dedos de altura e também é recomendado em certas receitas que ao usar este tipo de corte, se deixe o interior malpassado ou rosado.

3 – Medalhão

Tipos de cortes de carne para bife

O Medalhão é outro dos cortes de bife muito comum em diversas receitas, e consiste em um corte redondo ou ovalado de carne de espessura média.

Como medida, a espessura do medalhão costuma ser a da largura de uma fatia de bacon, que diga-se de passagem é muito usado em pratos que utilizam este tipo de corte.

O filé mignon é uma carne muito usada para esse tipo de corte, a alcatra é outro, o contra filé e outras carnes nobres.

E por falar em medalhão, sugerimos que você dê uma olhada na nossa receita de medalhão de alcatra com requeijão.

4 – Escalopinho

Os Tipos de Cortes de Bifes 4

O Escalopinho é outro destes cortes de bifes que acaba confundindo as pessoas na hora das receitas, como poe exemplo, o Escalopinho ao Molho Madeira.

O escalopinho nada mais é do que que um pequeno bife redondo de filé mignon com aproximadamente 100 gramas, muito usado em receitas de carne que são acompanhadas de bastante molho.

5 – Paillard

Os tipos de cortes de bifes

O Paillard é um corte de bife de filé mingon batido bem fininho, com uns 0,5 cm de espessura e 20 cm de diâmetro, inventado pelo Chef Paillarde no século XIX, que merece destaque em nossa lista de tipos de cortes de bifes.

O Paillard originalmente era preparado com filé mignon, mas hoje mas atualmente o termo é usado para outros cortes, desde contrafilé até peito de frango.

Aqui no Brasil é comum ser feito com carne magra no preparo de bife a milanesa, por exemplo.

6 – Bife Comum

Tipos de bifes

Por fim chegamos ao mais tradicional dos cortes de bife, o Bife Comum, aquele do dia a dia de todos nós, que por ser tão trivial é só isso mesmo: um bife.

O bife comum pesa em média 200 gramas e não há nenhuma carne específica para merecer este nome. Pode ser tanto um filé mignon, quanto um contra filé ou até mesmo um coxão mole.

Outros nomes específicos para cortes de carnes

Nem só de bifes vive a culinária. Outros cortes específicos de carne adiantam, pelo seu nome, o formato e apresentação. Vejamos alguns deles.

Emince

Tipos de cortes de bife

O Emince é o corte em tirinhas, ou iscas, como também é conhecido em algumas partes do Brasil. É um tipo muito comum de corte nas receitas de petiscos a base de carne.

Esse corte pode ser feito com diversos tipos de carne, como o filé mignon, contra filé, alcatra, maminha e outros. Resumindo, basicamente fatias finas e estreitas.

Picadinho

Mais conhecidos tipos de cortes de bifes

O Picadinho é outro corte de carne que é muito comum, principalmente nas receitas da cozinha brasileira, rica em receitas com este corte de carne e outros tipos de preparos.

O picadinho nada mais é que um corte de carne em pequenos cubinhos, que tanto pode ser usado em carnes mais macias, quanto com carnes que requerem maior tempo de cozimento.

Muitas das carnes apresentadas aqui para cortes de bifes são usadas também para churrascos, mas esta é uma questão que vamos deixar para discutir em um outro artigo.

Mantenha-se em dia sobre os principais tipos de cortes de bife e muitas outras dicas de cozinha, assinando o Boletim Informativo do Clube de Receitas.

1. Valeu pelas explicações sobre os tipos de cortes de bifes. As vezes a gente fica meio perdido nas receitas.

2. Muito legal sa dicas sobre os tipos de cortes de bifes. Muitas vezes a gente vê em uma receita a menção a um determinado tipo de corte de carne e acaba se confundindo toda.

Dicas de Cozinha

Cortes de Carnes Para Churrasco Nossa dica de hoje é sobre os cortes de carnes para churrasco mais apreciados pelos brasileiros. Muito embora existam, segundo os mestres churrasqueiros, algo em torno de vinte e um tipos diferentes de cortes de carne...