InícioReceitas de CarnesFilé à Chateaubriand

Filé à Chateaubriand

Esta receita de filé à Chateaubriand é um dos clássicos da culinária francesa e um prato que certamente irá agradar até aos mais requintados paladares. Vale a pena conferir e testar!

Filé à Chateaubriand

A receita de Filé à Chateaubriand, é uma das mais tradicionais da cozinha francesa e certamente uma das receitas de carne mais saborosas de sua culinária.

A história por traz desta receita diz que ela teria sido desenvolvida em homenagem a escritor e diplomata François René Auguste de Chateaubriand, mais conhecido como Visconde de Chateuabriand, um dos grandes nomes da literatura europeia.

O filé mignon, em suas diversas opções de apresentação, como o medalhão, tornedor e o escalope é um corte que certamente agrada até aos paladares mais exigentes. Para saber mais sobre os tipos de cortes de bifes, clique aqui.

O filé à Chateaubriand, como a maioria dos clássicos, tem um certo protocolo em termos de ponto da carne. Os grandes chefs recomendam que ele seja servido com a carne bem passada no lado de fora e malpassada por dentro.

Muito embora a receita de filé à Chateaubriand original aponte o filé mignon como corte mais indicado para o preparo, também pode ser feita com um belo corte de alcatra, principalmente se ela for bem marmorizada.

O resultado desta receita é um prato delicioso que admite diversos tipos de acompanhamentos. Confira como fazer logo abaixo e delicie-se com mais esta receita tradicional da culinária francesa.

Filé à Chateaubriand

Veja na lista que publicamos abaixo, todos os ingredientes necessários e também o passo a passo de como fazer um Filé à Chateaubriand com requeijão que temos a certeza que agradará a todos.

Filé à Chateaubriand 1

Ingredientes para a receita de filé à Chateaubriand

• 2 filés Chateaubriand com cerca de 300 gramas cada um
    • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
    • 2 colheres de sopa manteiga
    • 1 dente de alho picado bem miudinho
    • 100 g de champignon fresco fatiado
    • 100 ml de caldo de carne caseiro ou u cibinho do industrializado
    • 50 ml de vinho tinto seco
    • 2 folhas de sálvia fresca
    • 1 colher de chá de farinha de trigo diluída em água
    • 50 ml de creme de leite fresco
    • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo do filé à Chateaubriand

1. Tempere os filés com sal e pimenta a gosto
    2. Em fogo alto derreta metade da manteiga no azeite
    3. Coloque cada um em uma folha de sálvia
    4. Na frigideira sele os filés por todos os lados, inclusive laterais
    5. Baixe o fogo e reserve os bifes
    6. Com um fio de azeite, refogue o alho e os cogumelos fatiados
    7. Acrescente o vinho tinto e espere evaporar um pouco
    8. Junte o caldo de carne e deixe em fogo baixo
    9. Acrescente agora a farinha de trigo diluída para encorpar o molho
    10. Coloque o restante da manteiga para deixar o molho mais aveludado e brilhante
    11. Se quiser um molho ainda mais cremoso, você pode acrescentar o creme de leite
    12. Sirva o molho por cima do filé

Se você não gostar muito de carne malpassada, poderá ao final, levar o seu filé à Chateaubriand ao forno alto, pré-aquecido por uns 10 minutos e depois servir.

Quanto ao acompanhamento desta receita de filé à Chateaubriand temos diversas opções. Um dos acompanhamentos clássicos é servi-lo com um molho Béarnaise e acompanhado por batatas ou então Aligot.

Outra opção bastante interessante é servir acompanhado de um arroz à Piamontese ou então um risoto de funghi.

O que importa é escolher um acompanhamento suave que harmonize com a delicadeza do sabor do filé. Confira algumas opções em nossa seção de Receitas de Acompanhamentos.

Se esta ainda não for a receita de um prato a base de filé mignon que você estava procurando, temos diversas outras, em nossa seção de Receitas de Carnes.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de Filé à Chateaubriand e outras receitas de carnes que são publicadas no Clube de Receitas, assine agora mesmo o nosso Boletim Informativo.

• Olá Selma

Ficamos bastante satisfeitas em saber que a nossa receita de filé a Chateaubriand agradou a você. Realmente, este é um prato bastante sofisticado, e relativamente simples de fazer.

Últimas em Carnes

Receita de Empadão de Frango Cremoso – Uma Delícia Irresistível para Saborear! Você está procurando uma receita de empadão de frango cremoso que vai te deixar com água na boca? Então você acabou de encontrar! Você está prestes a descobrir uma...