InícioReceitas de CarnesReceita de Rosbife de Filé Mignon Simples

Receita de Rosbife de Filé Mignon Simples

Veja o passo a passo para fazer uma receita de rosbife de filé Mignon que tanto pode ser servido como prato isolado, como também acompanhado de diversos tipos de molho. Vale a pena conferir!

Receita de Rosbife de Filé Mignon Simples

A proposta desta receita de rosbife de filé mignon simples é justamente apresentar o preparo desta carne e a partir dela você derivar diversas outras receitas, tendo esta como base.

Existem dezenas de receitas de filé mignon, e aqui mesmo no Clube de Receitass apresentamos diversas, e todas elas, na verdade partem desta receita básica.

A macies, suculência e textura do Filé Mignon, fez com que este corte que vem da parte traseira do boi, a ponta do filé, um dos cortes de carne mais usado em pratos de diversas cozinhas ao redor do mundo.

A Culinária Francesa, por exemplo, oferece uma série de receitas a base de filé mignon, sempre acompanhadas de molhos especialmente desenvolvidos para este preparo básico.

Nesta receita de rosbife de filé mignon, vamos mostrar dois dos grandes segredos deste prato. O primeiro deles é como dar um gosto todo especial à carne, e o outro é como deixar o rosbife de filé mignon no ponto certo.

Rosbife de Filé Mignon Simples

Veja abaixo a lista de ingredientes e o preparo para saber como fazer rosbife de filé mignon de maneira que ele fique ao mesmo tempo, saboroso, suculento e no ponto certo, com uma crosta deliciosa e o interior rosado.

Receita de Rosbife de Filé Mignon

Ingredientes para a receita de rosbife de filé mignon

• 1 quilo de filé mignon
  • 1 colher de cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 pitada de pimenta-do-reino branca moída na hora
  • 10001 colher de sobremesa de sal
  • 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

1. Limpe bem a peça de filé mignon e coloque em uma bandeja para começar a temperar
  2. Em uma tigela, esprema o alho, pique a cebola em pedaços bem pequenos e acrescente o sal
  3. Amasse um pouco todos os ingredientes, até formar uma certa pasta
  4. Tempere o filé mignon com esta pasta, massageando levemente o corte para que o tempero penetre bem na carne e deixe descansar por uns 30 minutos em temperatura ambiente
  5. Aqueça uma frigideira ou panela antiaderente grande e coloque a manteiga e também a colher de azeite de oliva, para não queimar a manteiga e espere ela ficar bem quente
  6. Dê uma última massageada no filé mignon e coloque-o para fritar, começando pela ponta mais larga do filé, para selar a carne nesta parte e deixa-lo mais suculento
  7. Depois disso, deite a carne e frite as laterais do filét mignon, virando sempre que um lado estiver dourado, de forma a criar uma leve crosta em todos os lados da carne durante 15 minutos
  8. Durante este processo, pegue o caldo que vai se formando no fundo da frigideira ou panela com uma colher de sopa, e derrame na parte superior da peça
  9.  O ponto certo de um rosbife de filé mignon é o interior rosado por dentro e bem dourado por fora, o que na hora que você fatiar o filé ele fique com aquela aparência característica deste prato
  10. Sobre o ponto, se você quiser um pouco mais para o mal passado, é apenas uma questão de fritar menos na frigideira, ou o contrário, mais tempo para o rosbife de filé mignon mais bem passado

Quando Servir e Acompanhamentos

Essa é a receita de filé mignon simples, que por si só, com um bom acompanhamento, como um Aligot, arroz a Piamontese, aspargos e outros, já é um prato maravilhoso.

As variações dessa receita de rosbife de filé mignon, ficam por conta dos molhos que você pode fazer para acompanhar este preparo de carne, como por exemplo o filé mignon ao molho madeira, molho de mostarda, queijo gorgonzola, vinho tinto e tantas outras.

Essa receita de filé mignon é ótima para ser servida em ocasiões especiais, como jantares elegantes, um jantar romântico e outras que exijam um plato principal de primeira linha como esse.

Você verá que em nossa seção de Receitas de Carne, existem diversas outras receitas de filé mignon, como medalhões, filé à Chateaubriand e outras que em alguns casos também podem ser feitas no forno.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de rosbife de filé mignon e outras delícias publicadas no Clube de Receitas, assinando gratuitamente o nosso Boletim Informativo.

• Olá Bélit

Agradecemos o seu comentário sobre a nossa receita de rosbife de filé Mignon. Quanto ao fazélo com outros cortes de carne, é possível sim. Dá para fazer rosbife de alcatra e também o rosbife de lagarto redondo. Em breve vamos publicar estas receitas aqui no site.

Últimas em Carnes

Receita de Empadão de Frango Cremoso – Uma Delícia Irresistível para Saborear! Você está procurando uma receita de empadão de frango cremoso que vai te deixar com água na boca? Então você acabou de encontrar! Você está prestes a descobrir uma...