Receita de Aligot

Veja os ingredientes e o modo de preparo de nossa receita de Aligot, o purê de batata com dois queijos que o chef Henrique Fogaça apresentou no programa MasterChef e deixou todo mundo com água na boca. Vale a pena conferir!

Receita de Aligot – Purê de Batatas Com Queijo

Trazemos uma receita de Aligot, o purê de batatas com queijo, que ficou muito famosa depois que foi apresentada pelo chef Henrique Fogaça no MasterChef e deixou todo mundo com água na boca.

Antes de partirmos para a nossa receita de Aligot, vamos contar um pouco da história deste acompanhamento, como fazemos muitas vezes aqui no Clube de Receitas, porque afinal de contas, culinária também é cultura.

O Aligot é um acompanhamento clássico da cozinha francesa e teve origem na região de Aumont-Aubrac, na França.

Este acompanhamento em termos de conceito, é bem simples. Trata-se de um purê de batata que, na receita original, é misturado com um queijo chamado Tomme, mas que por ser difícil de se conseguir fora da França, pode ser feito também com os queijos Emmental ou Gruyère.

Você verá abaixo, que a receita de Aligot é relativamente simples, no que diz respeito aos ingredientes. O segredo do Aligot está no preparo, mas não se preocupe, pois iremos lhe dar todas as dicas.

Essa é uma receita bem versátil, que admite algumas variações, como a receita de Aligot do chef Alex Atala, que abrasileirou um pouco os ingredientes incorporou o queijo minas ao prato.

Você pode também testar algumas outras variações no preparo, como a utilização de noz moscada para temperar, ou então a adição de extrato de alho para dar um gosto diferente ao Aligot.

Receita de Aligot

veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre os ingredientes e principalmente o modo de preparo do Aligot. Um passo a passo completo para fazer um Aligot que vai deixar todos encantados.

Receita de Aligot

Ingredientes para a receita de Aligot

• 300 g de batata
    • 40 g de manteiga
    • 100 g de queijo gruyère
    • 100 g de queijo meia cura
    • 80 ml de leite
    • 100 ml de creme de leite
    • Sal a gosto

1. Descasque cozinhe as batatas em água com um pouco de sal
    2. Enquanto isso rale o queijo gruyère e o queijo meia cura
    3. Quando as batatas estiverem no ponto, retire da panela
    4. Amasse as batatas ainda quentes
    5. Em uma panela em fogo baixo, derreta a manteiga e coloque o purê
    6. Vá acrescentando os queijos, mexendo vigorosamente
    7. Aos poucos, vá acrescentando o creme de leite
    8. Prove e ajuste o sal se for necessário
    9. Misture bem até chegar ao ponto de obter uma textura elástica, como uma bala puxa-puxa
    10. Sirva imediatamente em seguida

O grande segredo para fazer um Aligot de primeira é justamente mexer muito bem a mistura das batatas e creme de leite, acrescentando o leite que indicamos na receita, até chegar ao ponto da massa ficar bem elástica.

É importante que o Aligot seja servido imediatamente, pois quando ele esfria, tende a perder a cremosidade, o que tira toda a graça do prato. Por isso, é aconselhável deixa-lo por último na ordem de preparo.

Para decorar o purê de batatas com queijo, e dar um toque especial ao prato, você pode salpicar folhas de cebolinha picada por cima.

O Aligot pode ser usado como acompanhamento de diversos pratos, como um belo Filé à Chateaubriand, por exemplo. Outra sugestão é usá-lo como acompanhamento de um salmão ou outro peixe de gosto acentuado.

Se esta receita de Aligot ainda não é o acompanhamento que você procurava para o seu prato principal, sugerimos que você visite a nossa seção de Receitas de Acompanhamentos, onde certamente encontrará o que você procura.

Agora que você já tem uma receita de Aligot de primeira linha, é só descobrir o que fará como peça central do seu prato principal. Mantenha em dia com esta e outras receitas, seguindo nosso perfil no Instagram.

1. Achei sensacional a receita de Aligot. É uma coisinha simples, mas que no final das contas tem um resultado simplesmente delicioso.

2. Oi pessoal do Clube de Receitas. Adorei a receita de Aligot. Comi em um restaurante e adorei. Agora já sei como fazer aqui em casa.

Últimas em Acompanhamentos

Receita de Batata Frita na Airfryer: Crocante e Sequinha em Apenas 15 Minutos! Ah, a clássica batata frita... um acompanhamento irresistível que conquista paladares ao redor do mundo. E quando se trata de praticidade, sabor e saúde, a receita de batata...