InícioReceitas de CarnesAlcatra ao Vinho Tinto

Alcatra ao Vinho Tinto

A receita de alcatra ao vinho tinto da chef Candida Balensiefer é ao mesmo tempo elaborada, rica em sabores e fácil de fazer. Confira todos os ingredientes e o passo a passo para fazer esta delícia!

Receita de Alcatra ao Vinho Tinto

Esta receita de alcatra ao vinho tinto, da chef Candida Balensiefer, reune em um só prato um sabor sofisticado e facilidade de preparo.

Quantas e quantas vezes queremos comer uma carne com um sabor mais elaborado, fugindo do “bife nosso de cada dia” e ficamos em dúvida sobre o que fazer.

Pois bem, esta receita de alcatra ao vinho tinto é justamente o que você estava procurando.

A alcatra é um dos cortes de carne mais saborosos, e quando acompanhada dos ingredientes de tempero certos e preparo adequado, fica ainda mais deliciosa.

Este é justamente o resultado que você terá nesta receita, uma harmonização entre sabores que temos certeza que irá agradar aos mais exigentes paladares.

Alcatra ao Vinho Tinto

Veja na lista que publicamos abaixo, todos os ingredientes necessários e também o passo a passo de como fazer um alcatra ao vinho tinto que você poderá servir com uma grande variedade de acompanhamentos, como citaremos mais adiante.

Receita de alcatra ao vinho tinto

Ingredientes para a receita de alcatra ao vinho tinto

• 1 kg de alcatra cortada em cubos grandes
    • 1 xícara (chá) de bacon em cubos
    • 3 dentes de alho sem casca
    • 2 xícaras de chá de mini cebolas descascadas
    • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
    • 1 cenoura cortada em cubos médios
    • 1 folha de louro
    • 2 xícaras de chá de vinho tinto seco
    • 2 colheres (sopa) de mostarda
    • 3 xícaras de chá de água
    • 1 xícara de chá de champignon fresco cortado em 4 partes
    • 2 colheres de sopa de amido de milho
    • Salsinha picada a gosto
    • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo da alcatra ao vinho tinto

1. Em uma travessa grande, faça uma marinada com a alcatra, as mini cebolas, a cenoura cortada em cubos médios, o alho exprimido a folha de louro e o vinho tinto
    2. Cubra a travessa e deixe marinando na geladeira por aproximadamente quatro horas para que os temperos sejam bem absorvidos pela carne
    3. Passado este tempo, retire a carne da marinada e reserve tanto o líquido quanto os legumes, que serão usados mais tarde
    4. Pegue uma panela de pressão e coloque o azeite de oliva e leve ao fogo para aquecer
      Junte os cubos de bacon e frite por aproximadamente três minutos até que fiquem dourados
    5. Coloque então os cubos de alcatra e tempere com o sal, fritando por cinco minutos até que fiquem dourados
    6. Adicione a pimenta do reino moída na hora, a mostarda, o líquido da marinada que você reservou anteriormente e também a água quente
    7. Assim que começar a ferver, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos ou até que a carne esteja macia
    8. Acrescente os legumes que você guardou da marinada e cozinhe por mais uns 5 minutos na pressão ou até que eles estejam macios
    9. Por fim, acrescente os cogumelos e também o amido de milho previamente dissolvido no restante da água quente, e cozinhe por mais 5 minutos mexendo sempre para encorpar
    10. Para finalizar, acrescente a salsinha picada bem miudinha e sirva

Na hora de servir a alcatra ao molho tinto, para dar um toque ainda mais sofisticado ao prato, você pode retirar as mini cebolas, e em um forno alto, preaquecido, deixa-las dourar por uns 5 minutos.

A receita em si já é maravilhosa, e é claro que exige um acompanhamento à altura. Sugerimos, por exemplo, que você sirva a carne acompanhada de um arroz a Piamontese ou então aspargos ao molho Hollandaise ou então molho Béchamel.

Se esta ainda não é a receita de prato a base de alcatra que você estava procurando, nossa sugestão é de que você visite a nossa seção de Receitas de Carnes, onde encontrará diversas outras opções.

Para se manter em dia a respeito dessa receita de alcatra ao vinho tinto e muitas outras delícias, assine o Boletim Informativo do Clube de Receitas.

1. Gostei muito da receita de medalhão de alcatra com vinho tinto que vocês publicaram aqui. Tem toda a pinta de ficar muito gostoso. Parabéns pela receita e pelo site.

Últimas em Carnes

Receita de Empadão de Frango Cremoso – Uma Delícia Irresistível para Saborear! Você está procurando uma receita de empadão de frango cremoso que vai te deixar com água na boca? Então você acabou de encontrar! Você está prestes a descobrir uma...