InícioReceitas de AcompanhamentosReceita de Batata Gratinada Cremosa

Receita de Batata Gratinada Cremosa

Confira essa receita de batata gratinada, o Gratin Dauphinois da cozinha francesa, um acompanhamento fácil e rápido de fazer que harmoniza bem com diversos pratos e que certamente agradará a todos. Vale a pena!

Receita de Batata Gratinada – A Clássica Delícia da Culinária Francesa

Nossa receita de batata gratinada nos conduz por uma viagem gustativa às raízes da culinária europeia, onde a gratinação é uma arte ancestral que aquece corações e paladares.

Originária na França, onde também é conhecida como Gratin Dauphinois, e amplamente apreciada em todo o continente, essa iguaria é apreciada por seu sabor cremoso, sua riqueza de sabores, textura macia e sua coroa dourada de queijo gratinado no topo.

A batata gratinada é um acompanhamento perfeito para diversos pratos, mas também pode brilhar por conta própria.

É muito mais do que um simples acompanhamento; é um prato reconfortante e memorável, que pode até mesmo ser o destaque de sua refeição.

Muito apreciada em almoços e jantares em família, é também uma presença constante em datas comemorativas, como a Ceia de Natal e celebração do Ano Novo.

Prepare-se para desvendar os segredos dessa especialidade europeia e encantar seus convidados com uma experiência gastronômica única com essa receita de batata gratinada.

Receita de Batata Gratinada – Gratin Dauphinois

Confira abaixo os ingredientes necessários para fazer essa receita de batata gratinada cremosa que temos absoluta certeza que irá agradar a todos e deixar a sua refeição com aquele toque sofisticado da cozinha francesa.

Receita de Batata Gratinada

Ingredientes Para a Receita de Batata Gratinada

• 1,5 kg de batatas, descascadas e cortadas em rodelas finas
    • 2 xícaras de creme de leite fresco
    • 1 xícara de leite
    • 3 dentes de alho, picados
    • 2 xícaras de queijo gruyère ralado (ou queijo Emmental, se preferir)
    • 4 colheres de sopa de manteiga
    • Sal e pimenta a gosto
    • Noz-moscada ralada a gosto

1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
    2. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione o alho picado e refogue por cerca de 1 minuto, até ficar perfumado.
    3. Adicione o creme de leite, o leite e a noz-moscada ralada à panela. Deixe aquecer até que comece a ferver, mexendo ocasionalmente. Tempere com sal e pimenta a gosto.
    4. Em uma assadeira untada, coloque uma camada de rodelas de batata.
    5. Despeje um pouco da mistura de creme por cima das batatas e polvilhe com queijo gruyère ralado.
    6. Repita o processo até que todas as batatas, creme e queijo sejam usados, terminando com uma camada de queijo por cima.
    7. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido. Asse por 30 minutos.
    8. Retire o papel alumínio e asse por mais 20-30 minutos, ou até que as batatas estejam macias e a parte superior esteja dourada e borbulhante.
    9. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir. Isso permitirá que o molho engrosse um pouco.

Sugestões de Quando Servir

Essa receita de batata gratinada é bastante versátil e pode ser servida em diversas ocasiões.

Ela é um acompanhamento perfeito para pratos de carne, como um suculento bife, ou para um assado de domingo.

Além disso, é uma ótima opção para festas e jantares especiais, onde seu sabor cremoso e atraente camada de queijo irão impressionar os convidados.

Como dissemos anteriormente e batata gratinada também tem seu lugar garantido na lista de Receitas Para a Ceia de Natal e também na lista de Receitas Para a Ceia de Ano Novo.

Receita de Batata Gratinada – Gratin Dauphinois

Sugestões de Acompanhamentos

Como acompanhamento para essa receita de batata gratinada sugerimos, por exemplo uma salada verde fresca, para equilibrar a cremosidade do prato.

Outra boa pedida é servi-la com vegetais assados, como brócolis ou cenouras, para adicionar mais cor e textura ao seu cardápio.

Agora que você conhece a história e a receita da batata gratinada, está pronto para surpreender sua família e amigos com este prato delicioso.

Siga os passos acima e experimente o sabor incrível desse clássico gratinado europeu. Bom apetite e não se esqueça de seguir o Clube de Receitas no Instagram. 😉

1 COMENTÁRIO

Últimas em Acompanhamentos

Receita de Batata Frita na Airfryer: Crocante e Sequinha em Apenas 15 Minutos! Ah, a clássica batata frita... um acompanhamento irresistível que conquista paladares ao redor do mundo. E quando se trata de praticidade, sabor e saúde, a receita de batata...