InícioReceitas de CarnesReceita de Pernil Assado no Forno

Receita de Pernil Assado no Forno

Confira essa receita de pernil assado no forno que é uma verdadeira tradição da culinária brasileira e que pode ser feita em diversas ocasiões e agrada a todos! Por que ficar esperando até o Natal para saborear um pernil de porco assado? Bora fazer hoje!

Receita de Pernil Assado no Forno

Essa receita de pernil assado no forno é uma verdadeira obra-prima culinária que tem suas raízes na rica tradição gastronômica do Brasil.

Esta receita celebra a essência da cozinha brasileira, combinando influências indígenas, africanas e europeias em um prato que é não apenas delicioso, mas também carregado de história e cultura.

O pernil, que é a perna traseira do porco, é escolhido como ingrediente principal devido à sua suculência e sabor único.

Ao longo dos anos, a receita de pernil assado no forno evoluiu para incorporar uma combinação de temperos e técnicas de preparo que a tornaram uma estrela em festas e celebrações por todo o Brasil.

A tradição de assar o pernil remonta a gerações passadas, quando as famílias se reuniam para preparar essa iguaria em ocasiões especiais, como na Ceia de Natal e Ano Novo.

Na Europa, o pernil de porco assado é uma iguaria popular desde a Idade Média. Na Espanha, por exemplo, o jamón ibérico é um tipo de presunto curado feito a partir do pernil do porco ibérico e é altamente valorizado por seu sabor único.

Na Itália, o “porchetta” é um prato tradicional que consiste em um pernil de porco recheado com ervas e especiarias e assado lentamente.

Nessa receita de pernil assado no forno a carne é cuidadosamente temperada com alho, limão, colorau e outros condimentos, antes de ser lentamente assada no forno, resultando em uma carne macia, suculenta e repleta de sabores intensos.

Esta receita não é apenas uma simples preparação de carne, é uma celebração da culinária brasileira, unindo amigos e familiares em torno da mesa para desfrutar de um prato que é uma verdadeira expressão da identidade gastronômica do país.

Receita de Pernil Assado no Forno

Agora, vamos continuar com os detalhes sobre os ingredientes, modo de preparo e sugestões de acompanhamento dessa receita de pernil assado no forno que temos certeza que vai agradar a todos os seus familiares e convidados.

Ingredientes Para a Receita de Pernil Assado no Forno

• 1 pernil de porco – aproximadamente 3 kg
    • 6 dentes de alho
    • 2 cebolas médias
    • Suco de 3 limões
    • 2 folhas de louro
    • 1 colher de chá de tempero baiano
    • 1/4 de xícara de azeite de oliva
    • Sal e pimenta-do-reino a gosto
    • 2 colheres de sopa de colorau – colorífico
    • 2 galhos de alecrim
    • 1 xícara de vinho branco seco

1. Comece fazendo pequenos cortes na superfície do pernil. Isso permitirá que os temperos penetrem na carne;
    2. Faça uma pasta de tempero misturando o alho picado, o suco de limão, o azeite de oliva, o colorau, o tempero baiano, o sal e a pimenta-do-reino;
    3. Esfregue essa pasta generosamente por toda a superfície do pernil;
    4. Corte as cebolas em rodelas e coloque-as no fundo de uma assadeira grande;
    5. Coloque o pernil sobre as cebolas na assadeira e despeje o vinho branco por cima;
    6. Adicione as folhas de louro e cubra a assadeira com papel alumínio;
    7. Leve à geladeira e deixe marinando por 24 horas;
    8. Depois de marinado, leve ao forno pré-aquecido a 160°C e asse por cerca de 3 a 4 horas, regando o pernil com o líquido da assadeira de tempos em tempos;
    9. Retire o papel alumínio e aumente a temperatura do forno para 200°C. Continue assando por mais 30-40 minutos ou até que o pernil esteja dourado e a carne esteja macia e suculenta.
    10. Retire o pernil do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por cerca de 15 minutos antes de fatiar.

Sugestões de Quando Servir

A nossa receita de pernil assado no forno é perfeita para ocasiões especiais, como reuniões familiares, festas de aniversário e churrascos.

Nas festas de fim de ano, o pernil assado tem lugar garantido na lista de Receitas Para a Ceia de Natal e Ano Novo, uma tradição entre os brasileiros.

Receita de Pernil de Porco Assado no Forno

Sugestões de Acompanhamentos

Você pode servir o pernil assado com arroz branco, arroz à Grega, uma farofa de bacon, uma farofa de alho crocante, couve refogada, e um delicioso molho de laranja ou molho de chimichurri.

Outras ótimas opções de acompanhamento são batatas gratinadas ou então mandioca frita na manteiga.

Aprecie essa receita de pernil assado no forno, uma receita que encanta com seus sabores autênticos e tradição culinária brasileira. Essa iguaria é garantia de satisfação em qualquer ocasião especial.

Bom apetite e não se esqueça de seguir o Clube de Receitas no Instagram. 😉

Últimas em Carnes

Receita de Empadão de Frango Cremoso – Uma Delícia Irresistível para Saborear! Você está procurando uma receita de empadão de frango cremoso que vai te deixar com água na boca? Então você acabou de encontrar! Você está prestes a descobrir uma...