InícioReceitas de SopasSopa de Cebola Gratinada

Sopa de Cebola Gratinada

Confira os ingredientes e o passo a passo para fazer a sopa de cebola gratinada, um clássico da cozinha francesa que certamente irá agradar os mais sofisticados paladares

Sopa de Cebola Gratinada

A sopa de cebola gratinada é originalmente uma especialidade da cidade de Lion na França, mas ficou realmente famosa em Paris, onde virou um clássico dos finais de noite de noite.

A história conta que essa receita de sopa de cebola gratinada que estamos apresentando era servida na madrugada no mercado de Les Halles, que infelizmente fechou em 1970.

Essa tradição acabou transformando o lugar em ponto de encontro de artistas, boêmios e intelectuais que se reunião para conversas e se deliciar com a sopa de cebola.

Existem dezenas de maneiras para se preparar uma boa sopa de cebola gratinada. Uns usam a cebola em fatias ou picadas, com um pedaço de pão no topo ou no fundo, com ou sem vinho, e muitas outras versões.

Esta receita de sopa gratinada de cebola tem um truque que a deixa mais leve. Nela as cebolas são assadas antes de irem para a panela.

Entre as diversas receitas de sopas esta é considerada uma das mais tradicionais, e certamente irá agradar aos paladares mais exigentes.

Receita de Sopa de Cebola Gratinada

Veja na lista abaixo todos os ingredientes necessários para o preparo e também o passo a passo de como fazer uma sopa de cebola gratinada que temos certeza que irá agradar aos mais diversos paladares.

Receita de sopa de cebola gratinada

Ingredientes para a receita de sopa de cebola gratinada

• 5 cebolas grandes fatiadas
    • 2 folhas secas de louro
    • 80 g de manteiga sem sal
    • 8 colheres de sopa de azeite
    • 1 xícara de vinho branco seco
    • Pimenta-do-reino branca a gosto
    • 1 pitadas de noz moscada
    • Sal a gosto
    • 1 pitada de açúcar
    • 1,5 litro de caldo de galinha – de preferência caseiro
    • 8 fatias grandes de pão de casca dura
    • Mostarda suficiente para passar no pão
    • 2 ½ xícaras de queijo gruyére ralado

1. Coloque as cebolas numa assadeira com o vinho branco e duas colheres de manteiga e asse até que elas amoleçam
    2. Derreta a manteiga restante com o azeite em uma panela grande o suficiente para conter a sopa de cebola gratinada
    3. Junte as cebolas, a pitada de açúcar e refogue mexendo sempre, para caramelizar
    4. Tempere com sal e pimenta, adicione as folhas de louro e misture bem
    5. Refogue mais um pouco e junte o caldo de galinha, o vinho branco seco e uma pitadas de noz moscada
    6. Deixe cozinha a sopa por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo
    7. Enquanto a sopa ferve, torre as fatias de pão, sem deixar que elas escureçam também por aproximadamente 15 minutos
    8. Passado este tempo, retire o pão do forno e passe uma fina camada de mostarda nas torradas e cubra com o queijo gruyère ralado
    9. Desligue o fogo e retire as folhas de louro e coloque a sopa em travessas individuais que possam ir ao forno. Sobre cada uma das travessas ponha uma torrada
    10. Desligue o fogo e retire as folhas de louro e coloque a sopa em travessas individuais que possam ir ao forno. Sobre cada uma das travessas ponha uma torrada em cima e leve ao forno para gratinar a sopa por 10 minutos, até derreter o queijo
    11. Sirva em seguida com torradas extras à parte para acrescentar um toque a mais no prato

Embora essa receita de sopa de cebola gratinada fique por si só bastante consistente, se você quiser engrossá-la mais um pouco, poderá acrescentar farinha de trigo no preparo do caldo.

Esta receita de sopa de cebola gratinada é um verdadeiro clássico da cozinha francesa, mas se você quiser uma receita mais simples, temos outras opções mais simples como a de sopa de cebola básica.

Mantenha-se em dia sobre esta receita de sopa de cebola gratinada e outras delícias publicadas no Clube de Receitas, seguindo a nossa página no Facebook.

4 COMENTÁRIOS

1. Fiz a receita de sopa de cebola gratinada que vocês publicaram e ficou uma verdadeira delícia. Valeu pela dica e tenham certeza que vou acompanhar as próximas publicações de perto.

2. Vi essa receita de sopa de cebola gratinada ontem e fiz para a noite. Ficou realmente muito boa. Parabéns pessoal!

Últimas em Sopas

Receita de Sopa Creme de Tomate Se você está em busca de uma receita de sopa creme de tomate , chegou ao fim da sua peregrinação, pois vamos mostrar a você como fazer essa delícia. Esta é a receita ideal para...